Corpo do artigo
Vi, este último fim de semana, na Imprensa, uma fotografia de um abracinho entre Jesus e Luís Filipe Vieira, e o título (cito de memória): "L.F.V. promete ao treinador os craques que ele quiser!"! Salta-me a cabeça! Esta foto faz-me lembrar os meus tempos de puto, 7/8 anos, quando eu abraçava o meu tio Quim, para lhe sacar cinco tostões para os bonecos da bola! Naquele tempo, eu sacar-lhe cinco tostões era, para mim, a maior aventura do mundo, porque eramos pobres. Havia sempre o "mais difícil", o cromo quase impossível de se conseguir. Lembro-me de, em determinada altura, ser o Azevedo, o keeper da lagartada! Se esses cromos ainda existissem nos dias de hoje, o "mais difícil", seria o Cavani!
Este drama contemporâneo dos milhões, que o Benfica gasta para satisfazer o nosso senhor Jesus, faz-me lembrar os bonecos da bola de há 70 anos! Então este treinador só ganha campeonatos, e só obtém vitórias na Champions com os melhores jogadores do mundo? Com os "mais difíceis"? Assim também eu era treinador! E campeão de tudo e mais alguma coisa! Só precisava de dizer, do banco, joguem e deem cabo dos marrecos! E nem tinha que andar aos gritos, aos saltos, nem andar aos pontapés às latas da coca-cola!
Salvador é outro cromo dos bonecos da bola! Salvador não deve dinheiro a ninguém! Nem sequer tem conta no merceeiro da esquina! Paga tudo a pronto e, se possível, adiantado! Ainda nem sabe o que vai comprar, e já pagou! Se a dívida fosse do Benfica, eram só beijinhos e abraços. Além do Benfica, Porto, Alverca, etc., Luís Filipe Vieira também deve ser sócio do Braga! Como se trata do Sporting, um clube teso, Salvador até espuma pela boca! O homem tem que ficar tranquilo, porque a lagartada, assim que vender jogadores, paga-lhe! Tranquilo, cromo! Todo o país já sabe que o Ruben Amorim ainda não foi pago. Porque é que ele não encomenda à Mccann Erickson uma campanha de publicidade em todos os media, com o slogan (musicado) O SPORTING DEVE-ME 12 MILHÕES DE EUROS? Na rádio e televisão, o presidente do Braga à frente de um ballet, a fazer sapateado, e a voz do Fernando Rocha! O mundo inteiro ficaria a par da divida!
Ó Salvador, fica tranquilo e não te estiques! O Sporting não fica a dever nada a ninguém!
A descer Todos os "paineleiros" da bola são unânimes: o campeonato vai ser discutido entre o Porto e o Benfica! Cito a frase do outro: "Olhe que não!" Viram o Sporting Valladolid mesmo sem Sporar, sem Nuno Mendes, sem Quaresma, sem Plata? "Olhe que não!"
A subir Portugal-Croácia. Um tratado de bola. Sem Ronaldo!!! Parabéns aos jogadores, técnicos e Fernando Santos.
O autor escreve segundo a antiga ortografia
*Adepto do Sporting