O Governo lançou o desafio aos setores público e privado para a constituição de consórcios, designados por laboratórios colaborativos, CoLab, visando a criação de uma nova rede de interfaces de investigação que coloque ao serviço do desenvolvimento económico a base sólida de conhecimento existente, ou resultado da atividade destas novas entidades.
Corpo do artigo
Os laboratórios colaborativos têm como objetivo principal definir e implementar agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social, incluindo processos de internacionalização da capacidade científica e tecnológica nacional, em áreas de intervenção relevantes, e o estímulo ao emprego científico e a realização de atividades de I&D que potenciem o reforço de sinergias com instituições de Ensino Superior, em estreita colaboração com parceiros sociais e económicos. Visam ainda promover uma densificação efetiva do nosso território através de atividades baseadas em conhecimento, com uma crescente institucionalização de formas de colaboração entre instituições de ciência e o tecido económico, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais. É uma oportunidade para que as instituições científicas e académicas, em estreita colaboração com atores económicos, sociais e culturais, contribuam para a construção de projetos de relevância internacional, com impacto efetivo na sociedade.
Quando analisamos a subida de Portugal no ranking da inovação, facto muito positivo, temos um leve sabor amargo no impacto dos indicadores económicos. Estamos a melhorar as estatísticas, mas de forma não satisfatória, sobretudo quando medimos o resultado real dessas políticas. Um redirecionamento claro da aposta na ciência pelo estímulo à procura, traduzindo o esforço público em criação de riqueza para o país, será um dos desafios importantes a vencer, porque é também a prazo a única forma possível não só de manter, como de aumentar de forma acentuada, o emprego científico em Portugal.
*Professor Catedrático, vice-reitor da UTAD