A incerteza, a globalização e a inovação não são conceitos novos, sendo muito difícil trabalhar com um cenário em constante mudança e redefinição das regras do jogo competitivo.
Corpo do artigo
Mas o princípio mantém-se: adquirir e explorar os recursos do conhecimento de forma estrategicamente eficaz. Sabemos também que o desenvolvimento exponencial das tecnologias de informação alterou a relação entre o conceito de criação de riqueza e a forma de a alcançar. As mais recentes evoluções no domínio dos desafios designados por "Indústria 4.0" mostram ainda que estamos no limiar da rotura no modelo de desenvolvimento.
Temos consciência que a inovação só existe se à criatividade somarmos a capacidade de implementação. Caso contrário, poderemos ter um modelo complexo, porventura muito interessante, mas cujo resultado é nulo. Porque a performance é igual ao somatório do conhecimento, da experiência e da capacidade, multiplicados, em conjunto, pela atitude.
Recentemente, assisti a uma conferência do líder de uma das grandes empresas mundiais, que começou por nos interrogar sobre a imagem datada de 1963, na qual um engenheiro desenhava sobre um estirador um modelo da asa do avião supersónico "Concorde". Pouco mais de cinquenta anos depois, esta imagem parece saída da pré-história da indústria europeia. Em especial quando comparada com os atuais modelos de imersão digital para projeção e desenvolvimento de protótipos, simultaneamente avaliados com a sua impressão em realidade tridimensional. E, por isso mesmo, não deixamos de nos interrogar como é que é possível que toda esta sofisticação de algoritmos não seja capaz de evitar os erros que provocam a queda de modelos recentes de aviões, motivados não se sabe ainda bem porquê, mas seguramente ligados ao desligamento progressivo do desenvolvimento digital da realidade do espaço produtivo.
São estes os novos desafios da transformação do conhecimento em valor que a todos nos envolvem. Das universidades às empresas, não deixando de fora a necessidade da eficácia das políticas públicas.
*Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD