A adversidade desmotiva, a provação testa-nos, o aperto ressalva a humildade, na crise recorremos ao auxílio, com a necessidade somos convidados a conhecer a cedência. Arrogantes são os humildes que contornam com sucesso todas as tribulações.<br/>
Corpo do artigo
Não existem equipas de luxo, independentemente do patamar do clube ou da divisão, o ponto de partida será sempre perigoso, há sempre um lobo mau que quer comer o capuchinho vermelho. Sorrisos e palmadinhas nas costas estarão sempre na porta de entrada.
O treinador não deve carregar as suas forças junto daqueles que dizem: Tu vais conseguir! Ao invés, ele deve fortalecer-se junto daqueles que dizem: Tu nunca vais conseguir! Estes devem ser sempre o seu farol impulso.
Todas as dificuldades servem para aperfeiçoar e sofisticar o treinador, muitos não resistem, é verdade, são engolidos por uma pressão excessiva, optam por ficar a lapidar as suas capacidades em patamares mais baixos ou em zonas de conforto.
As oportunidades um dia chegam, não para todos como já percebemos, mas a preparação da tempestade será a base sólida do furacão, aqueles que foram forjados no inferno nada têm a temer, a sua confiança é radiante e os obstáculos passam a ser "gomas" doces.
*Treinador