O cónego João Paulo Abreu tem utilizado as redes sociais para se queixar das multas que a Polícia Municipal tem aplicado aos carros mal estacionados dos fiéis que vão à missa à Sé de Braga. Numa publicação no Facebook, no dia 12, dá a entender que a atuação da Polícia pretende "afastar as pessoas da Sé", o que lhe faz "lembrar o tempo dos primeiros mártires" e conclui que, assim, é "difícil ser-se Igreja".
Corpo do artigo
Os católicos podem recusar-se a cumprir leis que vão contra sua consciência e não garantem a sua liberdade religiosa, como a proibição de celebrar eucaristia ou viver a sua fé. Foi o que infelizmente aconteceu, e acontece ainda hoje, em tantos países. Muitos desses cristãos selaram com o seu sangue a adesão a Cristo. Ora, não me parece que a proibição de estacionar perto da Sé seja um desses casos. Pelo contrário, neste como em tantos outros aspetos inerentes à sua condição de cidadãos, os cristãos devem dar o exemplo no cumprimento da legislação civil.
Parece, por isto, abusivo comparar as alegadas dificuldades dos cristãos de Braga em estacionar com a perseguição aos primeiros cristãos. Se não for à porta da Sé, certamente nas imediações encontrarão lugar para deixar o automóvel. Há tantos cristãos que percorrem quilómetros a pé para acederem ao Corpo de Cristo...
Ainda neste sábado, foi aberto o processo de canonização, em Palência, Espanha, de Víctor Rodríguez Martínez (1925-2012), um agricultor e pai de dez filhos, que cultivou o amor à Eucaristia. Durante doze anos (1990-2002) viveu em Velillas del Duque, em Palência. Quando não havia celebração na sua povoação, deslocava-se quilómetros a pé às aldeias vizinhas. "Quando ia à missa, nunca aceitava boleia, porque ia preparando-se para a Eucaristia e fugia de conversas que podiam terminar em murmurações ou críticas", lê-se num perfil na página da diocese de Palência.
Não sendo necessário andar quilómetros, os cristãos de Braga dariam um melhor testemunho percorrendo a pé uns metros para ir à Eucaristia do que reivindicarem o privilégio de estacionar em lugares proibidos para cumprirem o preceito dominical.
Um Feliz Natal!
*Padre