Os nossos hospitais - duas referências de qualidade
Quando em 2017 a Associação Comercial do Porto, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto instituíram o Prémio D. António Francisco dos Santos, tinham como objetivo distinguir iniciativas solidárias de apoio a cidadãos e instituições que se destacam na promoção da dignidade, dos direitos humanos e da promoção da paz.
Corpo do artigo
A personalidade de D. António, o seu compromisso e o seu legado à comunidade podem resumir-se no que a si próprio impôs: ser um apóstolo da bondade, da proximidade e da simplicidade.
Em 2020, o Prémio D. António Francisco dos Santos é atribuído à Ala Pediátrica do Hospital de São João e ao Centro Materno-Infantil do Norte e representa uma homenagem ao desempenho de excelência destas duas instituições de saúde da cidade, responsáveis pelos cuidados pediátricos prestados em toda a extensão Norte do país.
Em ambos os casos - dada a extraordinária pressão decorrente da conjuntura -, é o justo reconhecimento da competência e da abnegação dos profissionais do Santo António e do S. João. Em ambos os casos - e até pela prioridade dedicada às crianças -, trata-se de valorizar a esperança no futuro. Em ambos os casos, queremos evidenciar duas referências de qualidade e o mérito do trabalho em rede desenvolvido na região.
O Centro Materno-Infantil do Norte é uma unidade de ponta, com o maior número de partos (em número total absoluto) na Região Norte e o segundo maior a nível nacional. Já a nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João estará concluída em meados de 2021, assinalando um momento marcante na concretização de uma resposta inovadora e de qualidade na assistência médica a crianças e jovens da Região Norte, que acolherá diversíssimas especialidades pediátricas.
Em tempos de crise, como em momentos de tranquilidade, são faróis de confiança. E são, sempre, duas grandes instituições do Porto e do Norte de que nos devemos orgulhar.
Empresário e presidente da Associação Comercial do Porto