Aprendemos com as ciências de engenharia que sistema é qualquer parte limitada do Universo passível de observação e manipulação. Tudo o que não pertence ao sistema é denominado exterior e é dele separado pelas suas fronteiras.
Corpo do artigo
Sabemos que num sistema a entropia, per se, nunca diminui, ou seja, tenderá espontaneamente a um estado de entropia máxima, dita desordem, que aumenta naturalmente em todos os processos irreversíveis. É o princípio que me ocorre quando percorro o frenesim noticiário constante sobre tudo e o seu contrário, que nos vai afastando cada vez mais perigosamente dos desafios e obrigações de cidadania, abrindo espaço aos fenómenos do populismo fácil e óbvio que daí decorrem.
Somos de tal forma massacrados com notícias sobre o "coronavírus", que ficamos com a sensação, que admito injusta, de que a Comunicação Social espera avidamente por um primeiro caso que ocorra no território nacional, potenciando ainda mais a já natural entropia do sistema. Exploramos a fragilidade da mulher do primeiro infetado de nacionalidade portuguesa, que a certa altura exige uma guarda de honra diplomática lá longe, fruto do desnorte provocado pelo massacre dos diretos televisivos à porta de casa. De tal forma, que um ministro teve que explicar que diplomatas não são enfermeiros, ou médicos, havendo regras a respeitar. Vivi uma crise similar em 2009, quando estava com a família na Escócia, então um dos seus principais epicentros, em que percebi bem a forma distinta como se pode, e deve, lidar com uma situação semelhante. A prudência e cuidado não têm que ser sinónimo de alarmismo permanente.
O inenarrável moço do Chega fala de tudo e mais alguma coisa, do futebol ao crime violento, de política parlamentar, passando no meio pelo racismo, ou a ausência dele, numa vertigem de coisas básicas e óbvias que mais não visam do que se a sua projeção eleitoral, potenciada pelos que fazem das redes sociais o seu pequeno mundo parlamentar. A berraria virou sistema, que a não ser controlado mostrará mesmo que o caos é afinal possível de atingir.
* Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD