Corpo do artigo
As palavras pequenas e simples associadas a uma espécie de ideologia política são perigosas e servem o perigoso propósito de fornecer respostas vazias a problemas complexos.
Entrou isto na minha timeline: "(...) Estas desempregado? O governo dá-te subsidio de desemprego! (...) Detestas Trabalhar? O governo dá-te o rendimento social de inserção. Agora experimenta estudar, trabalhar, produzir e andar na linha para ver o que acontece! O Governo oferece-te uma carrada de impostos e responsabilidades...".
Posts como estes são eficazes , porque tudo o que é descrito acontece realmente. Mas são estúpidos porque abusam de um sistema de proteção aos mais desfavorecidos, que com todos os seus defeitos, garantiu melhorias no bem-estar geral, e confundem-no deliberadamente com supostas benesses a preguiçosos, jogando-os contra os outros, alegados honestos e sérios trabalhadores. As redes são o terreno certo para isto medrar e estes slogans respondem a medos bem impregnados nas populações, que não os sentem como errados.
É preciso reconhecer que, lamentavelmente, a vontade por uma sociedade mais egoísta cresceu depois da crise. E é preciso não deixar que sejam apenas os estúpidos a encontrar-lhes as soluções.
JORNALISTA