Assim vai o Mundo, como se dizia nos cinemas, ou o Mundo está perigoso, como escrevia o saudoso Vasco Pulido Valente. Na minha formulação é mais "o Mundo está perdido" e aqui deixo três exemplos que, entre muitos, me ajudam a chegar a esta conclusão.
Corpo do artigo
Apesar da sugestão do título, não é por causa dos animais que eu acho que o Mundo está perdido. A culpa é mesmo nossa, dos homens, ou como agora será mais correto dizer, dos homens, das mulheres e de todos os outros seres humanos distribuídos por toda a quantidade de géneros que não nos cansamos de arranjar.
Antes de atacarmos os tais três exemplos convém sossegar os espíritos mais sensíveis. Quando eu digo que o Mundo está perdido claro que estou a fazer uma caricatura, com o exagero que todas as caricaturas implicam. Mas não deixa de ser verdade que estes três exemplos nos devem obrigar a algumas reflexões sobre o estado em que se encontra o Mundo em que vivemos.
Comecemos então pelos exemplos, por ordem crescente de gravidade numa escala que é obviamente a minha.
1) Chocolate com larvas, grilos e escaravelhos. Podia ser só marketing se não fosse verdade que já se podem comer ou estarão brevemente à disposição dos amantes de chocolate estas novas misturas de chocolate com larvas, grilos e escaravelhos. Tudo isto no já tradicional Festival do Chocolate, em Óbidos. Provavelmente a organização deste famoso festival entendeu que o chocolate com ginjas já não é suficiente para atrair os visitantes e então resolveu inventar este ano esta mistura com as larvas (muito crocantes, como dizem) e estão já na forja as variedades que vão incluir grilos e escaravelhos. Bom apetite.
2) Já é possível beijar à distância. Remote Kiss é mais uma invenção destinada a proporcionar experiências inéditas para tentar aproximar as pessoas que se amam à distância. Consiste num instrumento que imita os lábios e que segundo os inventores permite que duas pessoas em partes opostas do Mundo possam beijar-se como se estivessem lado a lado. Não tenciono alistar-me nesta experiência, mas ninguém me vai abalar a certeza de que nenhum instrumento por mais tecnológico e inovador que seja irá alguma vez substituir as sensações e o prazer que tenho sempre que beijo a pessoa que amo.
3) Emigrante português na Suíça com 40 anos foi apanhado a violar ovelhas e cabras. Mais grave e patético do que isto é que segundo rezam as autoridades nem sequer terá sido a primeira vez.
Julgo que concordarão comigo que este terceiro exemplo é de longe o pior de todos. Mas cada um com a sua gravidade e característica específica não nos dão grandes notícias sobre o que passa pela cabeça de alguns seres humanos neste século XXI.
*Empresário