Estávamos a três horas do começo da meia-final e é noticiado que o nosso presidente partiu esta tarde num Falcon para assistir ao jogo entre Portugal e o País de Gales. Provavelmente, Marcelo só foi de avião a jato porque houve uma avaria na máquina de teletransporte do presidente da República.
Confesso que já sinto um certo nervosismo. Não por causa do jogo mas porque continua o debate sobre a idade de Renato. Acho tudo isto muito feio. Não se pergunta a idade a uma pessoa de rastas. O que me parece é que o Guy Roux já tem idade para ter juízo. É estúpido pensar que Sanches foi ao registo de bicicleta quando, com dois meses, já ele tinha aqueles arranques e deixava tudo o que era biclas para trás.
Os portugueses entrevistados ao longo da tarde nos vários canais (foram quase todos os que estão em França) ainda hesitavam entre dar a titularidade a Renato Sancho ou Renato Sanches. Só um apostou em Renato Santos a titular. Eu vou puxar pelo Renato como daquela vez em que os Águias da Musgueira jogaram contra os Abutres da Quinta da Marinha.
É anunciado o onze de Portugal, Bruno Alves surge como titular e Bale reforça o seguro de vida. Bruno Alves em vez de Ricardo Carvalho é uma clara aposta na juventude. Excelente ideia poupar Pepe e Ricardo para a final mas o que me faz confusão é, como é que estando o estádio em alerta máximo de segurança, deixaram entrar o Bruno Alves?!
A primeira parte foi mais nossa que deles e ficou mais um penálti por marcar a nosso favor. Estava totalmente confiante na nossa vitória, apesar de um ou outro susto com Bruno Alves a subir a ladeira, acreditava na telecinesia de Pepe, que tudo cobria sentado na bancada.
Aos 50 minutos, a festa de Portugal com golo de Cristiano. Platini punha em dúvida a idade de Ronaldo. Dois minutos depois, o segundo - desta vez por Nani com assistência de CR. Estava ganho. O engenheiro tinha cumprido o prometido, coisa rara. Disse que dia 11 de julho acabava a obra, e confirma-se.
É mais um grande momento para o futebol português e a nossa seleção e o mister Fernando Santos estão de parabéns. Um enorme feito. Estamos a um jogo de poder deitar a mão ao troféu para o vencedor do Euro 2016, a Taça Henri Delaunay que, curiosamente, mede 60 cm e pesa oito quilos, tal e qual Renato Sanches quando nasceu.
Vai ser nossa.
