Corpo do artigo
A eternidade é o nosso destino, o fim da nossa estrada, o encontro face a face com Jesus Ressuscitado, com o Pai que nos acolhe de braços abertos, com o Amor com que o Espírito Santo inunda o mundo.
Reconhecendo esta Verdade, pela qual entreguei a minha vida, não consigo deixar de sentir uma profunda tristeza pela partida do nosso amado Papa Francisco.
A palavra morte é pequena para este momento. Prefiro falar de uma partida, de um filho que corre para os braços do Pai, de um irmão que se encontra em Cristo com todos os seus irmãos que já conhecem a eternidade.
A minha profunda tristeza é a mesma de um filho que perde a presença, mesmo que distante, do seu pai. Ao longo dos últimos doze anos caminhei para a praça de São Pedro em circunstâncias muito diferentes. Como apenas mais um peregrino entre milhares, aguardando as palavras do seu Papa. Como Bispo, escolhido pelo Papa, para servir o povo de Deus. Como Cardeal, surpreendido pelo gesto de amor e confiança do Papa Francisco, neste seu humilde servidor. Durante a preparação da JMJLisboa2023, foi o meu maior confidente, o amigo que me animou, que me deu forças e me revelou uma confiança que ainda hoje me comove.
Durante o período do seu último internamento, esperei, rezei e pedi a Deus que o conservasse entre nós. Assim aconteceu, até esta última Páscoa.
A Francisco, o homem em quem o mundo confia, o homem que o mundo respeita, o homem que o mundo lê, procurando em cada uma das suas palavras uma luz que nos ilumine, peço ao nosso amado Papa Francisco, que nos ajude a construir este presente, tão atribulado, tão incerto.
Peço que nos ajude a sermos homens e mulheres de Paz, capazes de viverem de uma forma mais simples, mais atenta aos mais frágeis, mais amiga da nossa casa comum, como ele sonhou. Peço que nos ajude a sermos uma Igreja mais humilde, mais corajosa, mais pobre, como ele sonhou. Peço que me ajude a ser um Bispo mais próximo de todos, todos, todos, capaz de viver todos os dias do resto da minha vida, consciente da presença de Jesus Ressuscitado, ao meu lado, ao lado de todos, todos, todos.