Eu, o meu primo Zé e o meu amigo e quase primo Gonçalo temos um grupo no WhatsApp. A coisa dá para discutirmos muito e sobre tudo, mas o tema principal é o nosso grande amor: o F. C. Porto.
As conversas sobre o brasão abençoado são sempre gritadas - o meu polegar direito tem de ir para banhos e massagens para recuperar. Escusado será dizer que eu estou sempre coberto de razão, quanto mais não seja porque sou mais velho e eles não me podem desdizer publicamente.
Ultimamente, tem havido mais abraços e beijos do que os habituais insultos. As saudades do nosso amor são muitas e as discussões foram substituídas por análises técnico-tácticas de elevadíssima profundidade e, sobretudo, por relatos de memórias de jogos, jogadores e equipas.
Começou-se com a que seria a melhor equipa do F. C. Porto que vimos jogar, o melhor jogador, depois para o que seria o onze ideal - um dos meus camaradas não tem memória vivida do Futre nem do Madjer e o outro não viu o Oliveira, logo a minha, claro, era a melhor -, e até chegamos a fazer uma em que não se podiam repetir nacionalidades - eu lembro-me do Cubillas...
Quem já teve estas conversas sabe que se chega sempre à conclusão de que a qualidade baixou - será sempre assim. O que fica, no entanto, é que o amor não depende de grandes equipas, nem de grandes jogadores, o nosso é o F. C. Porto. E se queremos grandes equipas e grandes jogadores não é por nós, é por ele. Nós seguiremos fiéis atrás do brasão abençoado, jogue um perna de pau ou um craque, seja num pelado ou num enorme estádio. Somos só Porto.
A subir
Os média já ultrapassavam uma grande crise, com a situação que vivemos ainda mais grave se tornou. É admirável como os jornalistas, em condições cada vez mais difíceis, estão a fazer tudo para nos manter bem informados. Estou-lhes eternamente grato.
A descer
Não percebi as questiúnculas entre a Liga, a FPF e o sindicato de jogadores sobre a necessidade de medidas para apoiar uma das nossas principais indústrias. Mas percebi que gente que devia estar unida para defender o futebol anda a brincar com ele.
*Adepto do F. C. Porto
