A extraordinária capacidade mobilizadora do futebol está patente na campanha solidária da Fundação FPF, pensada e apresentada publicamente pelo presidente Pedro Proença, para dar resposta às consequências da vaga de incêndios que assolou o nosso país. Somos todos convocados para apoiar aqueles que não medem esforços e arriscam a vida para fazer frente a este flagelo: a angariação de fundos para a Liga dos Bombeiros Portugueses está em curso e conta com reforços de diferentes áreas da sociedade.
As últimas semanas ficaram marcadas pelos incêndios florestais que devastaram mais de três por cento do território nacional, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre a Floresta; o que deflagrou no Piódão (Arganil) foi o maior de que há registo, com uma área ardida de 64 mil hectares, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Sob o manto de cinza multiplicam-se as tragédias: houve quatro mortes, além de feridos, em dias e noites de angústia e desespero para populações do interior Norte e Centro de Portugal.
Perante este flagelo que se assume como um desafio cada vez mais exigente à resiliência da nossa sociedade, a Federação Portuguesa de Futebol entrou em campo para, através da recém-criada Fundação FPF, apoiar quem está sempre na primeira linha da defesa das comunidades e do património florestal. Através de uma linha telefónica de valor acrescentado - 761 200 200 - são recolhidos donativos. No lançamento da campanha, e de novo nos dias 2, 6, 7 e 9 de setembro, um call center dinamizado por figuras públicas incentiva a angariação. Rostos do futebol, da cultura e dos media juntam-se a esta causa, que estará presente nos encontros da Seleção Nacional, até 11 de outubro, data da receção à República da Irlanda, desafio que terá parte da receita destinada à Liga dos Bombeiros Portugueses. Nessa data será conhecido o resultado da angariação feita através do call center e da conta bancária dedicada. Portugal conta connosco para fintar as consequências dos incêndios. Conta com a Fundação FPF como emblema do futebol como veículo de intervenção social.

