Corpo do artigo
Na agenda dos que vivem o Futebol, o mês de outubro surge sublinhado em tons carregados das melhores expectativas. Três dias antes da data do reencontro da seleção com o público nacional no caminho do apuramento para o Mundial, inicia-se um outro grande evento de celebração da modalidade: o Portugal Football Summit. Para o pontapé de saída deste encontro de partilha de conhecimento foram já anunciados Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, e Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, o que diz muito sobre o nível do desafio assumido pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol, liderada por Pedro Proença. De 8 a 11 de outubro, Portugal assumir-se-á como o palco onde se discute o futuro do futebol a nível global, com os principais atores presentes na primeira edição de uma cimeira que se posicionará como referência a nível global.
Universalmente reconhecido como sinónimo de talento, Portugal convoca para a Cidade do Futebol aqueles que fazem a diferença: atletas, treinadores e dirigentes de elite, e também investigadores, juntando assim todos os que têm uma palavra a dizer nesta indústria.
Não basta ter talento. É preciso potenciá-lo e estar à frente no conhecimento técnico, na investigação científica, nas estratégias para desenvolver o futebol feminino, na inovação perante as novas formas de consumo do futebol, na construção de uma indústria sustentável e na vanguarda do trabalho de responsabilidade social.
O futebol é muito mais do que um jogo. É um universo de desafios nos quais somos convidados a mergulhar juntos, antes de a seleção nacional voltar a arrebatar os adeptos dentro das quatro linhas. Prestígio e paixão são predicados reforçados neste Portugal Football Summit, que se anuncia absolutamente imperdível para quem vive o jogo.