Tem à sua frente a Prova de avaliação de conhecimentos e capacidades para ministro - componente comum. Utilize uma caneta de tinta indelével preta. A não utilização da mesma poderá impedir a classificação da prova. Para responder aos itens de escolha múltipla, desenhe um círculo à volta da alínea que considera a mais adequada. Cada resposta certa vale 25 pontos. Boa sorte!
Corpo do artigo
Item 1 - Figure a seguinte situação: você é convidado para ministro da Administração Interna e tem de adquirir novas viaturas para a GNR e para a PSP. O que faz?
a) Recomenda às chefias a caça à multa, utilizando depois dois milhões de euros do produto das coimas para adquirir novos veículos, investindo na punição em detrimento da prevenção, no castigo em desprimor da educação cívica, revelando assim um fino despudor persecutório, potencialmente ministeriável?
b) Um automóvel é uma coisa motorizada que se desloca em duas rodas?
c) Com três letrinhas apenas se escreve a palavra "multa", é das palavras pequenas aquela com que o Governo exulta?
Item 2 - Imagine que é convidado para ministro da Educação e a Associação Nacional de Professores Contratados lhe demonstra que os primeiros 30 docentes dos grupos de recrutamento do 3º ciclo e do Ensino Secundário excluídos dos quadros no último concurso externo extraordinário têm, em média, 16 anos de serviço ao país.
a) Você assobia para o lado, espelhando o modo como o Governo reconhece e agradece àqueles que, tantas vezes com sacrifício familiar, se deslocalizaram durante anos para dar formação à família de outros, dessa forma revelando uma formidável capacidade de ingratidão, potencialmente ministeriável?
b) Um cubo é uma pirâmide arredondada de forma rectangular?
c) O que é isso de "professor"?
Item 3 - Suponha agora que é convidado para ministro da Saúde e tem de argumentar, contra todas as evidências que os médicos portugueses ganham mais do que os médicos cubanos que aterraram em Portugal.
a) Esfrega as mãos de contente com a esperteza saloia da Administração Central do Sistema de Saúde que, num comunicado à Imprensa, adicionou ao salário dos médicos portugueses os 23,75% da Taxa Social Única que cabem à entidade empregadora, como se alguma vez aquela parcela fosse parte do salário bruto de um trabalhador, revelando assim uma tentadora atracção pela aldrabice, potencialmente ministeriável?
b) Cuba fica ali para os lados da Mesopotâmia?
c) Um mojito é uma bebida tipicamente alentejana?
Item 4 - Presuma, por fim, que é convidado para ministro das Finanças (ou da Segurança Social, tanto faz) e pertence a um Governo que, a todo o custo, tem de atingir um défice de 4%. O que faria?
a) Perseguia os cidadãos com execuções fiscais de 34,96 euros por dívidas de 4 cêntimos à Segurança Social (ou seja, 87 475% do valor em falta), e coimas de 179,5 euros por dívidas de 60 cêntimos às scut (29 916% do valor em falta), exibindo uma desproporção e uma cegueira cobradora, potencialmente ministeriáveis, reveladoras do mais profundo desrespeito agiota pelo contribuinte?
b) SCUT é o acrónimo de Serviço de Cobrança ao Último Tostão?
c) "Quando é que são mesmo as próximas legislativas?"
Correcção - A resposta certa a qualquer um dos itens considerados é a alínea a). Se somou 100 pontos, parabéns!, fique atento ao telefone porque você é potencialmente ministeriável. Tem a dose certa de despudor necessária à perseguição obsessiva dos cidadãos, o justo quinhão de ingratidão para descartar quem eventualmente até poderá ter dado aulas aos seus filhos, o gostinho exacto pela aldrabice para ludibriar quem um dia (quem sabe?) lhe pode vir a tratar as hemorroidas e, finalmente, um exemplar desrespeito agiota para acabar de espremer o que falta espremer, a quem o elegeu. Pelo modo como interpreta o que é servir os cidadãos, homem, você está no ponto para ser ministro!