Corpo do artigo
A força de um território também se mede pela vitalidade das suas instituições.
E, desse ponto de vista, vamos bem por cá.
Na semana passada pude celebrar 125 anos de uma instituição que pela ambição de alguns, o trabalho de muitos e a especialíssima liderança de um só, tem projetado a cidade do Porto e o país a uma escala intercontinental.
Falo do Futebol Clube do Porto! Assisti com orgulho e honra à sua gala anual e mais uma vez pude fazer parte de uma instituição vibrante e de uma celebração que sempre convoca a identidade territorial, a pertença comunitária e a resiliência de um trabalho árduo feito com o gosto de quem sabe que, no fim, vai vencer.
Sei que nem todos os nortenhos são portistas e também sei que temos muitos adeptos em todos os lugares do Mundo, mas o Coliseu foi da pronúncia do Norte com letra do Sérgio Godinho e a alegria de Gisela João.
Contar com esta corrente alternada entre o desporto de alta competição e o verdadeiro e bem colocado amor à camisola é obrigação de quem tem de somar todos os desempenhos e conhecer todos os pontos focais da rede.
Um dia depois pude assistir à inauguração de uma exposição "Infinito vão - 90 anos de arquitetura brasileira" na Casa da Arquitetura, em Matosinhos, com curadoria de Fernando Serapião e Guilherme Wisnik.
A belíssima recuperação da Real Vinícola feita por Guilherme Machado Vaz, brilha sobre os traços curvos de Niemeyer e o rigor da "cruz chanfrada no chão de Brasília" à maneira cabralista de Lúcio Costa.
Mas igualmente impressionante é a riqueza do espólio já conseguido.
Esta exposição reuniu um património com mais de 200 doações que vai integrar o acervo permanente da Casa e é constituída por 103 projetos e mais de 50 mil elementos entre desenhos, fotografias, documentos textuais, filmes, maquetas, cerâmicas, entre outros, somando-se à galeria de autores "residentes" como Eduardo Souto de Moura, Paulo Mendes da Rocha, Álvaro Siza Vieira, Pedro Ramalho e João Álvaro Rocha, entre outros.
Com 125 anos ou dois dias, por cá sente-se a terra a mexer!
ANALISTA FINANCEIRA