Rui Pinto, denunciante e hacker são sinónimos, por estes dias. Até agora, o facto de estar preso atesta que este hacker é merecedor de castigo. Ou seja, recebeu o tratamento dos maus, anulando, portanto, a possibilidade de o conotarmos como um hacker bom. Quem está preso é porque tem culpa, é porque fez algo de errado. Mas, nem sempre o errado é mau.
Corpo do artigo
É provável que recentemente tenha recebido um e-mail de alguém que garantiu ter entrado no seu computador e o filmou, através da sua webcam, enquanto "se estava a divertir" com filmes escaldantes para adultos.
"Tem um ótimo gosto", ter-lhe-á escrito. De seguida, em troca da não divulgação do vídeo recolhido, teria de pagar centenas de euros ou essas imagens seriam distribuídas por todos os seus contactos. O pagamento deveria ser feito em bitcoins e o e-mail continha todas as instruções para o fazer, mesmo que não soubesse nada sobre a moeda virtual. A chantagem é conhecida como sextorsion. O golpista não tem qualquer foto ou vídeo sexual das vítimas, não existem, mas teve acesso à conta de e-mail, muito provavelmente através da darkweb. Este é um ataque de hackers, de piratas informáticos, de criminosos. Não há dúvida. Em França, dois foram detidos no final do ano passado por extorsão de milhões de pessoas.
O combate a estes criminosos não é apenas feito pelas autoridades. Os white hat (os hackers do bem) encontram vulnerabilidades, avisam as empresas/instituições e ajudam a corrigir os problemas para melhorar a segurança de todos. André Baptista, um investigador português, foi considerado em 2018 o "Most Valuable Hacker" (hacker mais valioso), depois de ter vencido uma competição internacional. Diz que "existem muitos mais hackers a trabalhar para o bem do que para o mal".
Há portanto, se quisermos, hackers bons e hackers maus e uma conduta ética entre os bem-intencionados. No limite, há sempre uma forma de praticar o bem mesmo perante as maiores dificuldades. Terá Rui Pinto sido bem-intencionado? Será ele dos bons ou dos maus? Ou depende do leak?
*Diretor-adjunto