Corpo do artigo
No passado sábado vi, seguidas, sem mudar de canal, duas finais de taça. O Arsenal venceu o Chelsea, e o F. C. Porto venceu o Benfica. Na primeira não dei pelo árbitro! Deve ter ido passear! Na final portuguesa só faltou ao homem do apito, saltos altos e plumas para ser a grande "vedeta" de um espectáculo da antiga revista! O que esperava eu ver, que não sou adepto nem de um nem de outro? Um jogo de futebol! Acabei por ver um filme de terror, daqueles de péssima qualidade que há muitos anos o cinema Olympia , nos Restauradores, exibia em sessões contínuas, e onde reservávamos o lugar com o nosso lenço de assoar! Este Artur Soares dias, entre todos os medíocres da arbitragem portuguesa, o menos mau, esteve fora de si! Mostrou ser um autêntico génio da descontinuidade! Cartões amarelos e vermelhos a todos os "figurantes" deste espectáculo deplorável! Parecia uma naja cuspideira que só lhe faltou expelir pela boca a neurotoxina! Só lhe faltou mostrar um cartão vermelho a Pinto da Costa por estar sentado na bancada, e outro a Luís Filipe Vieira por estar a olhar para o telemóvel durante todo o jogo! Os jogadores são algumas bailarinas do Bolshoi? Não se podem encostar uns aos outros? Não podem cair? E quando "encenam" as quedas, é preciso apitar? Num jogo de futebol de 90 minutos, não podemos ver, pelo menos, 85 de jogo jogado? E quando é que os jogadores em campo, e os que estão sentados no banco, incluindo treinadores e directores, param de refilar e protestar como se estivessem em acção no Movimento Black Lives Matter? Vamos continuar muito mais tempo com este futebol? Com esta gente? E com estes árbitros?
O meu Sporting parece o Novo Banco, que vende imóveis por metade do preço! O meu Sporting prepara-se para vender jogadores ao preço da "uva mijona"!
Alguns canais de televisão vão acabar com programas da bola protagonizados por adeptos dos três grandes. Dizem os responsáveis que são tóxicos! Como podem ser tóxicos se os intervenientes falam e gritam uns por cima dos outros, e não percebemos patavina do que eles dizem? Eu acho que é um óptimo entretenimento de comédia! Por favor não acabem com aquele dos dois gordinhos a ladear um ex-presidente de câmara! Um a ler a "cartilha", o outro a engolir metade das palavras! E nós, pobres espectadores, que ansiávamos ver os dois "à batatada"? Vão acabar com a "sitcom"?
A subir
Finalmente vimos o Sérgio Conceição a rir, a chorar, a saltar, e até a coreografar um número de dança! Impagável! E ficámos também a saber que Pinto da Costa é o "irmão mais velho" de Sérgio Conceição! E os actores cómicos é que continuam sem trabalho devido ao vírus chinês da "corona da tia"!
A descer
O jogo F. C. Porto-Benfica.
*Adepto do Sporting
o autor escreve segundo a antiga ortografia