Na semana passada, foi notícia, também em Portugal, a história rocambolesca de Xavier Novell, bispo de Solsona, na Catalunha, que se apaixonou por Silvia Caballol, psicóloga e com livros satânicos e eróticos publicados.
Corpo do artigo
Eduard Ribera, de 85 anos e pároco de 20 paróquias, revelou ao sítio "Religión Digital" que vários presbíteros da diocese de Solsona procuraram travar a nomeação de Novell. Escreveram ao núncio apostólico em Espanha, o responsável por organizar o processo para a nomeação dos bispos pelo Papa. "Mas o bispo anterior, Jaume Traserra, e o cardeal Rouco empenharam-se, e não conseguimos impedir a sua nomeação. Já sabíamos então que ele não servia para bispo, devido às suas constantes mudanças de 180 graus e ao seu modo de ser visionário", disse Ribera, um pároco de aldeia daqueles de antigamente, "dos que conhecem a fundo a alma rural", segundo o "Religión Digital".
Os diocesanos de Solsona tiveram sorte por o seu bispo se ter apaixonado, pois corriam o risco de ter de suportar a sua instabilidade por muitos anos. Foi o que aconteceu em muitas outras dioceses, quando quem de direito não acolheu as críticas
Novell chegou a afirmar que "ia fazer em Solsona aquilo que nunca foi feito na sua história, esquecendo-se que esta é uma diocese que tem cinco séculos de história e que por aqui passaram bispos com tanto carisma e personalidade como o cardeal Tarancón, monsenhor Deig e tantos outros".
O bispo de Solsona queria fazer tábua rasa de tudo o que aconteceu antes dele e "começar do zero com o que chamava "a Visão", ou seja - segundo Ribera -, um plano pastoral com que iria fazer milagres", o qual seria até "um modelo para as outras dioceses". Queria acordar o gigante adormecido que era a sua diocese, mesmo sendo Solsona uma das mais pequenas de Espanha.
Os diocesanos de Solsona tiveram sorte por o seu bispo se ter apaixonado, pois corriam o risco de ter de suportar a sua instabilidade por muitos anos. Foi o que aconteceu em muitas outras dioceses, quando quem de direito não acolheu as críticas, seja dos leigos ou dos clérigos, e não interveio para pôr fim a certos desmandos episcopais.
O caso Novell vem também pôr em causa a forma como são feitas as nomeações dos bispos. Em alguns casos, como alguém dizia, são até um pecado contra o Espírito Santo, ao atribuir-lhe a responsabilidade de escolhas como a de Novell.
Padre