O Orçamento Suplementar prevê uma quebra no PIB na ordem dos 7%.
Corpo do artigo
A OCDE mostra que as regiões mais abertas ao exterior, ou seja, mais exportadoras de bens e serviços serão as mais penalizadas. Duplamente. Sentem as maiores quebras imediatas e demoram mais a recuperar.
O Orçamento Suplementar estima uma descida na ordem dos 15% para as exportações nacionais.
A União Europeia prepara-se para injetar um envelope financeiro de grandes proporções com especial incidência nos territórios da coesão.
Planear as prioridades no duplo sentido da emergência e do relançamento bem como o modelo de governação para a implementação rigorosa e produtiva dos processos e dos projetos é matéria que devia estar a ocupar a praça pública todos os dias.
Em articulação com o poder central, as CCDR deviam estar já em modo de preparação e de mobilização, acelerando o que está em curso, debatendo e escolhendo as principais tipologias do que deve vir a ser apoiado, financiando projetos para apetrechar bolsas que possam vir a resultar numa adequada absorção de fundos quando chegar o tempo.
Ao contrário, há de estar não sei bem que ministério (são vários a competir neste tema) a negociar com as direções gerais da Comissão Europeia os traços gerais de um futuro Acordo de Parceria a partir de documentos politicamente corretos.
Das comissões sabe-se apenas que em vez de estarem focadas no ataque a esta guerra não sabem com que modelos orgânicos vão funcionar porque em setembro se prepara para mudar todo o figurino que, para além do mais, prevê que nelas sejam incorporados potencialmente todos os organismos desconcentrados dos ministérios.
Não quero sequer pensar na energia que terá de ser gasta na acomodação de equipas mais ou menos destroçadas duma administração desconcentrada da qual nem o mapa se conhece.
Não deixarão, ainda assim, de preparar mais um plano territorial de desenvolvimento que será convenientemente triturado pela Agência de Coesão até se transformar num só fato fit for all.
E vamo-nos todos cansar pela milésima vez a lutar contra moinhos de vento.
Analista financeira