Os vergonhosos episódios racistas desta semana são chocantes, mas não surpreendentes.
Corpo do artigo
Há muito que extremistas vestidos de justiceiros abriram a porta pública ao ódio que por aí fervilha e se alimenta em redomas fechadas, sem contraditório nem mediação (redes, foruns, grupos de Facebook e WhatsApp subterrâneos). Nesse ambiente, vive-se na convicção de uma suposta "diferença corajosa", disseminada com um secretismo que só parece atraente para os fracos de espírito - exatamente como nas seitas.
É verdade que é realmente preciso ser corajoso para demonstrar a estupidez em público e é por isso que se cobrem no anonimato. As máscaras dos racistas são a cara dos covardes. Mas a estupidez e a covardia são doenças que medram se não forem mondadas e, se ganharem posição de influência, têm força para desfazer os tíbios.
Lembremo-nos de James Baldwin: "É certo que a ignorância, aliada ao poder, é o mais feroz inimigo da justiça". Há muita coisa errada no Mundo, no país, nas nossas vidas, mas é seguro que nenhum problema encontra explicação (ou resolução) na cor da pele de uma pessoa. Só não sabe disto quem se deixa enganar.
*Jornalista