Ramalho Eanes colocou "interesse nacional sempre em primeiro lugar"
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa dedica este sábado, na página oficial de Belém, uma mensagem especial que assinala os 90 anos do general António Ramalho Eanes e que foi antecipada pela Presidência da República ao JN.
Duas palavras muito sentidas para felicitar o presidente António Ramalho Eanes pelos seus 90 anos, larguissimamente vividos ao serviço de Portugal.
Muito cedo, o presidente Ramalho Eanes, antes mesmo de ter sido o primeiro presidente da República eleito em Democracia, serviu Portugal.
Serviu Portugal nas Forças Armadas, no 25 de Abril e durante a revolução.
Serviu Portugal antes, durante e depois do 25 de Novembro de 1975.
Serviu Portugal com a sua candidatura à Presidência da República, com a sua recandidatura e reeleição no segundo mandato.
Serviu Portugal na investigação, no trabalho académico, que incentivou, concebeu e concretizou com sucesso, em domínios fundamentais para a compreensão do mundo das relações internacionais, das instituições internas e da interrelação entre as instituições e as sociedades.
Serviu e serve Portugal no Conselho de Estado ao longo de décadas e na sua permanente atenção ao papel das Forças Armadas no presente e no futuro de Portugal.
Serviu e serve Portugal naquilo que representa de empenho cívico, de capacidade de colocar, com uma visão de Estado, o interesse nacional sempre em primeiro lugar e com uma energia, criatividade, imaginação e sempre com ponderação e bom senso na expressão da vontade popular, que é um dos fatores de estabilidade constante na nossa Democracia.
Muitos anos de vida, em conjunto com a família, sempre ao serviço de Portugal!