Corpo do artigo
A vitória frente ao Vitória revelou uma outra face do FC Porto desta época nos jogos fora de casa. Mais impositivo e controlador, sentiu-se um "tónus" diferente em relação à pasmaceira exibida frente ao Casa Pia, no Jamor. O regresso de Pepe foi acompanhado pela titularidade de Eustáquio, que traz mais capacidade de construção e chegada à área contrária do que Grujic (embora o sérvio tenha provado que pode ser opção). Nas laterais, com Wendell e João Mário afastados das dúvidas que adensaram no início da temporada, o destaque cai no pé direito do português que, depois de um tempo para pensar e ver de fora, regressa mais consistente do ponto de vista defensivo, com as habituais assistências e um grande golo.
No momento em que se dobra a primeira volta da Liga, tudo em aberto para os três candidatos. Três, incluindo o Braga. Com o Sporting de Portugal afastado, face à distância que permitiu cavar para os primeiros lugares, ninguém pode retirar o Sporting minhoto da contenda quando tenta morder os calcanhares da liderança, com 10 vitórias nos últimos 11 jogos, e quando encontrou a "estrelinha de campeão", por margens mínimas e até a contar com o tempo dos minutos finais, nos três últimos jogos. A grande prova de aferição da candidatura acontecerá na próxima jornada, aquando da visita a Alvalade, onde perdeu com estrondo e mão cheia para a Taça da Liga.
Positivo: O regresso de Pepe é essencial, embora tenha que ser gerido em competição, permitindo acrescentar a voz de comando que esteve algumas vezes ausente. Fábio Cardoso tem evoluído em bom plano e a rotatividade com Pepe e Marcano será uma inevitabilidade perante a incógnita do regresso à competição, como titular, de David Carmo.
Negativo: O duelo entre a Benfica SAD e o Conselho de Disciplina da FPF está aceso porque o processo disciplinar, aparentemente, tenta evitar a prescrição de eventuais condutas irregulares de administradores, entretanto constituídos arguidos (Rui Costa, Luís Filipe Vieira, Soares Oliveira, Nuno Gaioso e José Eduardo Moniz). Fala-se de descida, mas ninguém acredita nessa nova visão do inferno na Luz.
O autor escreve segundo a antiga ortografia
*Adepto do F. C. Porto