Região Europeia Empreendedora 2024
Corpo do artigo
Vila Nova de Famalicão será Região Europeia Empreendedora 2024. A distinção foi atribuída na última quinta-feira pelo Comité das Regiões Europeu, durante a realização da 156. sessão plenária deste órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da EU.
É inquestionável que a atribuição a Vila Nova de Famalicão deste estatuto é o melhor testemunho da vitalidade económica do território e o reconhecimento do mérito das políticas públicas desenvolvidas em Famalicão, nomeadamente de estímulo ao empreendedorismo.
Sendo atribuído agora, este prémio é o corolário de décadas de trabalho, dedicação e perseverança, e que teve vários protagonistas, nomeadamente os empresários, os trabalhadores, o poder local, escolas, centros tecnológicos e de investigação.
É conhecido e reconhecido o ADN empresarial famalicense como um traço identitário do nosso concelho. Aqui surgiram, ainda no século XIX, algumas das primeiras unidades algodoeiras do país, que deram origem ao processo de industrialização em Portugal. Desde então, este território tem sido um chão empresarial fértil onde têm germinado grandes marcas de referência nacional e internacional e onde setores como o têxtil, a metalomecânica, componentes para o automóvel e o agroalimentar souberam crescer, especializar-se e diferenciar-se.
Não é por acaso que Vila Nova de Famalicão tem vindo a reforçar o seu posicionamento como um dos municípios mais exportadores do país, estando em 3. lugar no ranking nacional. E é um dos que mais contribuem para o equilíbrio da balança comercial nacional, estando neste ranking em 2. lugar a nível nacional, com um excedente de quase mil milhões de euros.
Este é um reconhecimento que faltava ao território e importante do ponto de vista da cooperação, como forma de acesso a novas oportunidades que potenciem a captação de investimento, a atração e retenção de talento e a internacionalização do concelho, acrescentando-lhe dimensão e notoriedade.
O estatuto de Região Europeia Empreendedora 2024 traz a Famalicão novas sementes a uma terra já de si fértil, potenciando um ADN empreendedor, um ecossistema propício à inovação e uma visão de futuro coletivo.
Vila Nova de Famalicão já é uma verdadeira locomotiva de desenvolvimento económico e social em Portugal. Com este reconhecimento, fica mais forte, preparado e motivado para continuar esse caminho e passar a ser uma verdadeira locomotiva de desenvolvimento económico e social à escala europeia.