Corpo do artigo
Regressar às vitórias, sem contestação e sem melindrar a História. À possibilidade de a equipa somar uma terceira derrota consecutiva, algo que nunca aconteceu na era Conceição, o F. C. Porto respondeu num jogo a toque de tambor e calculadora a três pontos. Operários prontos ao desgaste, menos recorte e mais intenção. Mais do que gerir a condição física, o treinador do F. C. Porto quis trazer para jogo um conjunto de jogadores nos quais tem que redobrar aposta sob pena de não ter plantel para as sobras. Os artistas guardam-se para outras núpcias e, sem Uribe, alguém teria que intensificar forças no meio campo e fazer descansar Pepê e Taremi, lá na frente. Aproveitando o bom momento de Namaso e aposta em André Franco, Sérgio Conceição também quis contornar riscos: um terceiro desaire com os habituais titulares seria muito difícil de gerir psicologicamente para enfrentar a segunda mão da Liga dos Campeões frente ao Inter.
Sem poder contar com Galeno, Evanilson, João Mário e Uribe, a opção por deixar no banco outros habituais titulares surpreendeu meio Marão.
O outro, ficou lá a dar luta. E com um penalty inexistente de Zaidu que o VAR não reverteu, o Chaves redobrou forças, após ter somado alguns lances de perigo que a vontade do F. C. Porto em jogar rápido e com trocas de bola à queima foi permitindo. Nem sempre bem, sem brilhantismo, três pontos que seguram a toalha na segunda prateleira, sem a atirar ao chão.
Positivo: Otávio fez mais um jogo assombroso, pelo que jogou, fez jogar e pelo golo que marcou. A caminho dos melhores números de sempre da carreira, em golos e assistências, o português de sangue tropical aquece em qualquer temperatura. Há um F. C. Porto com Otávio e um outro sem ele. Sobre a preponderância.
Negativo: As duas derrotas anteriores foram muito diferentes, entre a injustiça e a atipicidade. É fundamental que a equipa não se esqueça do que fez e do que é capaz, contrariando o entristecimento que dela se pode apoderar, ao navegar alguns dos objectivos mais longe da costa.
O AUTOR ESCREVE SEGUNDO A ANTIGA ORTOGRAFIA
*Adepto do F. C. Porto