Viver em democracia, significa que cada um de nós tem direito à sua livre opinião. Viver num Estado de direito democrático significa que todos nós temos os mesmos direitos e deveres e que ninguém está acima da lei. Ser político significa honrar o compromisso eleitoral assumido com a população e, acima de tudo, defender as instituições democráticas, o erário publico e os superiores interesses da população pela qual fomos eleitos.
Corpo do artigo
E esta defesa intransigente tem de ser superior a qualquer interesse partidário ou pessoal. Já dizia Francisco Sá Carneiro, fundador do meu partido, "Primeiro, Portugal; depois, o partido; por fim, a circunstância pessoal de cada um de nós".
É isto que cabe a cada um dos eleitos nos órgãos políticos realizar. Defender a sua terra, acima de qualquer interesse, mesmo que isso implique confrontar o poder instalado ou o seu próprio partido. E quando sabemos que estamos certos, não há ostracização, bullying político ou calúnia que nos faça ter medo e demover desta nobre tarefa.
No campo político, quem opta por destruir aqueles que o afrontam por via da destruição pessoal não passa de um cobarde, mas sobretudo de um hipócrita. E, infelizmente, a política está cheia de hipócritas, que são mestres na arte da dissimulação e conhecem o verdadeiro poder que as aparências têm sobre a mente do povo. E usam-no com a toda a propriedade, para iludir o povo com a sua dissimulação.
Estes políticos que fazem da mentira e da traição o seu dia a dia, inclusive às pessoas que lhe são mais próximas, da forma mais ignóbil e cruel, não têm consciência moral e são os primeiros a acharem-se os superiores donos da razão e não têm pudor em pregar falsos princípios e valores em público. É o auge da hipocrisia.
Mas um dia são descobertos, porque a verdade vem sempre ao de cima. E nesse momento, nem a mentira mais criativa consegue ludibriar a realidade dos factos. E quando o povo descobre que estava a ser manipulado por políticos, no mínimo, reles, todo o respeito que nutria passa a escárnio e desilusão.
Há quem considere a hipocrisia um dos males da democracia, na medida em que os políticos, para angariarem o maior número de votos, acabam por mentir e mascarar a sua verdadeira essência para obterem a simpatia do povo e o poder na melhor das suas plenitudes, sem que ninguém os ouse afrontar, por medo de represálias. São os verdadeiros ditadores, mas de forma velada.
Após quase 49 anos da instalação da democracia no nosso país, importa ressaltar isto, pois a hipocrisia é um dos perigos da mesma e, infelizmente, está instalada no nosso sistema político. A bem da democracia e do interesse público, cabe a todos nós, políticos e cidadãos, combatê-la de forma que o nosso sistema político nunca se transforme numa "democracia ditatorial", regida por hipócritas.
*Membro da Assembleia de Freguesia de São João de Ver, Presidente da JSD de São João de Ver