Há quem hoje defenda que vivemos tempos de vésperas. Bem ao contrário eu ando entusiasmado a viver os bons tempos do futuro que é , aliás, o que sentem e dizem os expositores da Techtextil / Texprocess, que está a decorrer esta semana em Frankfurt. Com um forte contingente de empresas portuguesas do setor têxtil. Em simultâneo também devemos assinalar o regresso dos têxteis-lar portugueses à Heimtextil, que prevista inicialmente para janeiro acabou por ser adiada também para agora. Mesmo numa data diferente, a meio do ano, ainda são quase 30 as empresas portuguesas que não regatearam o regresso a esta feira, mesmo numa data menos habitual.
Corpo do artigo
"Espreito por uma porta encostada / sigo as pegadas de luz..." é assim que começa a canção "Solta-se o beijo" que a Catarina Furtado escreveu em noite inspirada para as vozes da Sara Tavares e da Ala dos Namorados. Ultrapassada a fase mais dolorosa da pandemia, o regresso da Techtextil, um ano mais tarde do que seria suposto, está a constituir uma nova porta que se reabre e por onde a nossa indústria quer voltar a seguir as "pegadas de luz" que a sua permanente inovação bem justifica.
"Aconchego-me nesta cumplicidade / deixo-me ir nos trilhos traçados / pela saudade de te encontrar / ainda onde te deixei..." Volto à letra da Catarina Furtado porque do que se trata neste regresso à maior feira mundial da inovação têxtil é também ver a satisfação das empresas portuguesas, cúmplices entre si e num esforço comum para voltarem aos trilhos da vanguarda nesta área. Disso é um bom exemplo o prémio Innovation Awards 2022 que o consórcio CITEVE / Centi / ERT / CTIC já recebeu ontem.
"Solta-se o beijo" e nasce uma criança é também a mensagem de crença no futuro que podemos adaptar bem ao beijo mais badalado dos últimos tempos. Quando no intervalo do desfile das marchas populares do Santo António o nosso presidente da República beijou a barriga de uma grávida em fim de tempo e passados cinco dias a criança veio ao Mundo sã e salva, é isso mesmo que apetece concluir. Soltou-se o beijo do presidente e logo nasceu uma criança com o futuro abençoado.
*Empresário