Por razões de ordem histórica, do bispo do Porto sempre se esperou, a par de uma sólida estatura espiritual, um olhar atento e uma intervenção serena sobre a cidade e desta sobre o país.
Corpo do artigo
Na mensagem que deixou no final da antiquíssima procissão do Corpo de Deus, D. Manuel Linda não ignorou essa expectativa e deixou duas importantes ideias sobre as quais o poder político e a comunidade deveriam ter o cuidado de refletir.
A primeira tem a ver com a diluição de fronteiras entre as duas cidades ribeirinhas. Ao dirigir-se aos do Porto e Gaia "porque tendo o rio pelo meio, a realidade sociológica é a mesma", o bispo do Porto toca num aspeto sensível, mas óbvio para o futuro deste território.
E é preciso recuar a 1999 para rever, no rescaldo do chumbo à regionalização, Fernando Gomes e Luís Filipe Menezes assumirem que as duas autarquias deveriam ser geridas como uma "grande cidade". Rezam as crónicas ("Público", 19.02.1999) que Gomes, em inadvertido lapsus linguae, terá mesmo falado em "Vila Nova do Porto".
Seria interessante e importante continuar a conversa......
Um outro assunto em que D. Manuel Linda se deteve, ainda com mais foco, foi o da necessidade de recuperação do domingo, dia santo, de paragem, de vivência em família.
Muito para além da sacralidade revelada por Deus e assumida pelos que n"Ele creem, o bispo do Porto teve razão quando referiu com toda a clareza a obrigação coletiva de lutarmos contra "uma sociedade por turnos" onde o afã consumista e capitalista impõem uma desagregação violentíssima da vida familiar.
Que sentido faz insistirmos num non stop que obriga um casal que trabalha por turnos a encontrar-se apenas uma vez, a cada dois meses, ao final de semana?
Contas feitas, o que será mais propício à nossa competitividade? Uma laboração escravizante e tantas vezes pouco satisfatória ou a escolha de espaços familiares humanos, verdadeiras alavancas de motivação e empenho?
É certamente um tema difícil, a contracorrente, muito desconfortável. Por isso mesmo, foi grato ouvir assumi-lo com clareza e sentido de compromisso.
* Analista financeira