Não é fácil encontrar, numa urbe com uma dimensão semelhante à do Porto, a quantidade e qualidade de equipamentos culturais que a cidade oferece.
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Para além do clássico Museu Soares dos Reis, nos seus 25 anos Serralves consolidou uma reputação nacional e alcançou visibilidade internacional. Com pouco mais de 10 anos, a Casa da Música atrai interessados nas músicas e na arquitectura. O recuperado Teatro Nacional de S. João justifica, mais do que nunca, uma visita, enquanto o Coliseu parece ter a continuidade assegurada. Tomando cultura num sentido lato, podemos somar-lhes o Palácio da Bolsa, o Museu da Alfândega e o seu novo vizinho da frente, o World of Discoveries, ou o reactivado Rivoli e o eterno Carlos Alberto e, mesmo esquecendo, o Teatro do Campo Alegre, os Museus das Marionetas ou da Imprensa, o Mosteiro de S. Bento da Vitória, a Casa do Infante e as ofertas dos concelhos contíguos e de associações e espaços locais, facilmente se percebe a amplitude e variedade da oferta.
Em que medida são estes equipamentos que determinam, ou também determinam, a visita à cidade? Julgo não errar se disser que, com excepção de uma ou outra exposição de Serralves e um ou outro espectáculo na Casa da Música, a generalidade dos turistas, mesmo os nacionais, vem ao Porto pelo Porto, mesmo que isso se concretize em parte em Gaia (as caves) ou Matosinhos (o peixe).
Há quem defenda que a publicidade se torna útil quando funciona em complemento do produto, identificando atributos e oportunidades que permitem fruir melhor do bem ou serviço que se ponderava adquirir. O conhecimento dessas condições pode levar a que se consuma mais do produto em causa, o valorizemos mais ou uma combinação dos dois. No caso do turismo, prolonga-se a estadia ou se esteja disponível a pagar mais por ela ou uma conjugação das duas. No primeiro caso, teremos o turismo de massas. No segundo, o de ma$$a$. O Porto, o Grande Porto, parece talhado para a solução intermédia mas vai ter de fazer por isso, de uma forma organizada e coerente, em que qualquer ruído, resultante de pretensões de protagonismos desasados, resultará, sempre, em mais custos para fazer passar a mensagem. Alguma polémica será inevitável. Se for resolvida, e encerrada, antes das campanhas públicas não virá mal ao mundo.
Pode-se, e deve-se, aprender com os outros, lá fora ou cá dentro. Esta semana foi notícia a nomeação de um novo director para o Centro Cultural de Belém (CCB). O modelo que António Lamas defende para articular a oferta na zona de Ajuda-Belém talvez possa, com as devidas adaptações, servir de inspiração para uma cidade pequena como é o Porto. Testado em Sintra, de onde Lamas provém, reunirá sob uma única administração um conjunto de equipamentos que vão do CCB ao Museu dos Coches. A diferença, a grande diferença, é que, ao contrário do Porto, todos essas instituições dependem do Orçamento do Estado (OE), não sendo de estranhar que alguns aproveitassem a mudança, que devia permitir reduzir custos e criar sinergias, para reclamar mais verbas. Há coisas que não mudam......
No Porto, para o bem e para o mal, alguns daqueles equipamentos têm um forte envolvimento de "privados". É assim no Coliseu, em que o apoio público se limita a 80 mil euros, e, numa outra escala, na Casa da Música ou em Serralves que, ainda assim, não sobreviverão sem o OE, por mais bem-sucedidas que sejam as campanhas de angariação de fundos como nos 25 anos de Serralves. É assim, num outro domínio, com o Museu e Centro de Congressos da Alfândega, localizado num edifício público mantido por uma associação financiada por actividades privadas. É assim, por maioria de razão, com o Palácio da Bolsa detido e gerido pela Associação Comercial do Porto. Com excepção desta última, todas as outras administrações enfrentam dificuldades que, mais do que resolvidas, têm vindo a ser congeladas. Com cada um para o seu lado, não há razão para optimismo. Sintra, ou Lisboa, podem ser uma lição. O Coliseu é uma lição. Em vez de andar a apagar fogos, é tempo de tocar a reunir. Ou daremos razão ao centralismo estatizante.