Numa curta visita do Papa a Albano, uma pequena cidade próxima de Roma, convergiram todas as ideias que conduzem o seu pontificado, concentradas na escolha do nome Francisco e do lema do seu brasão episcopal: a preocupação com os pobres, a misericórdia, o cuidado pela criação e uma "Igreja em saída".
Corpo do artigo
O Papa deslocou-se a Albano para presidir ao aniversário da dedicação da catedral no passado sábado, Dia de S. Mateus. Foi nesta data que o jovem Jorge Bergoglio, em 1953, após uma confissão, sentiu o chamamento ao sacerdócio e decidiu entrar para os jesuítas. Tinha então 17 anos. Viria a escolher como seu lema episcopal, que manteve como Papa, as palavras retiradas de um sermão de São Beda Venerável sobre a vocação de Mateus: "Miserando atque eligendo" - com misericórdia o chamou. Jesus quando viu Mateus, o cobrador de impostos, olhando-o com misericórdia, escolheu-o para seu apóstolo. A misericórdia é uma das características fundamentais do atual Papa, que já lhe dedicou um Ano Santo.
A diocese e o município de Albano prepararam uma surpresa para o Papa. Num prédio propriedade da diocese, junto à catedral, na praça onde o Papa celebrou a eucaristia, foi pintado um mural alusivo à Encíclica "Laudato si"". O artista urbano Mauro Pallotta - ou melhor: MauPal - que pintou numa parede de Roma o Papa como um super-herói, coloca-o, agora, numa pintura gigantesca, a limpar os céus da poluição para que o sol possa brilhar. Albano é uma região que tem belas paisagens, mas na cidade instalaram-se muitas fábricas depois da II Guerra Mundial. A sua população é muito sensível à questão ambiental, como explicou o bispo de Albano, Marcello Semeraro, na apresentação da visita ao sítio da Santa Sé "Vatican News". O título da obra é: "Exemplum Omnibus". Ou seja, o Papa é um exemplo para todos.
Na eucaristia a que o Papa presidiu foi lido o texto do Evangelho de Lucas, em que Zaqueu, outro cobrador de impostos, sobe a uma árvore para ver Jesus quando este atravessava Jericó. O Mestre decide ir a sua casa, apesar de ele ser um grande pecador. O Papa desafiou os presentes a não terem medo de atravessar a cidade para "ir ao encontro de quem é mais esquecido, de quem se esconde atrás dos ramos da vergonha, do medo, da solidão, para lhe dizer: "Deus recorda-se de ti"". É isto que significa, para o Papa, Jesus ter chamado Zaqueu pelo nome.
No final da eucaristia, o bispo de Albano dirigiu umas palavras ao Papa, sublinhando a importância da Exortação "Evangelii Gaudium" para a sua diocese. Desde que saiu, ela foi "inserida como fermento no projeto diocesano de uma pastoral regeneradora" que vai ao encontro dos mais pobres e tem levado os sacerdotes e os organismos diocesanos a assumir um "estilo missionário", mais de acordo com o que o Papa preconiza para uma "Igreja em saída".
Extraordinário: numa visita de pouco mais de duas horas, todas as linhas de força da revolução protagonizada por Francisco se afirmaram, tendo sido destacados os dois textos mais relevantes do seu pontificado.
Padre