É já hoje que se inicia no Porto aquela que é considerada por todos como a "principal experiência do vinho em Portugal" - a Essência do Vinho Porto 2015. Sendo eu um dos seus mentores, hesitei antes de escrever sobre este tema para não ser "juiz em causa própria". Mas, decidi e faço-o sobretudo para abordar a temática da produção de eventos aliados à promoção turística. De facto, a Essência do Vinho há muito ultrapassou as fronteiras do concelho do Porto e mesmo da sua Área Metropolitana, para ser hoje visitada por turistas dos quatro cantos do país, ilhas e conta ainda com cerca de 20% de visitantes estrangeiros.
Corpo do artigo
A oferta hoteleira esgota, os restaurantes enchem e desdobram-se em jantares vínicos e outras iniciativas para se envolverem no evento numa parceria entre a Essência do Vinho, ViniPortugal e a própria restauração. Os bares organizam festas de vinho a copo, enfim, é toda uma cidade que, em torno de um evento e de um setor, se organiza e se potencia economicamente.
A importância da organização de eventos numa cidade ou numa região é crucial para o desenvolvimento económico das mesmas, facto que deveria merecer mais atenção dos nossos responsáveis políticos diretamente ligados ao setor do turismo.
Basta olhar para alguns números para se perceber aquilo que acabo de referir: mais de 50 jornalistas, compradores e líderes de opinião estrangeiros vêm ao Porto para aceder ao evento e consequentemente escreverão e viajarão pela cidade. Mais de 350 expositores estarão pela cidade nestes dias, consumindo e usufruindo de tudo o que o Porto tem para lhes oferecer. O evento é visitado por mais de 20 mil pessoas, das quais 40% são oriundas de outras paragens.
O impacto que um evento destes tem para um produtor de vinho é também inegável, já que este fica em contacto com um enorme número de pessoas ligadas profissionalmente a este setor, seja através de donos de restaurantes que visitam o evento, distribuidores, compradores ou público em geral, que tem cada vez mais apetência por este tipo de certame.
Mas se hoje vivemos este êxito, fruto também da aposta em realizar há 12 anos esta aventura na cidade do Porto, não podemos esquecer que a cidade nos primórdios do evento foi olhada com desconfiança quanto à capacidade para albergar tal iniciativa, mesmo por parte daqueles que estando ligados ao setor não lhe reconheciam, nem à cidade, a capacidade para realizar com êxito tão capital momento vínico.
O Porto é hoje, 12 anos depois da primeira edição da Essência do Vinho, uma cidade diferente, para melhor, pois, fruto da aposta de privados, mas também da Autarquia, cedo se percebeu que com eventos de qualidade como a Red Bull Air Race, Debandada, Nos Primavera Sound, S. João do Porto, Fim do Ano, e a Essência do Vinho, por exemplo, teríamos uma cidade com oferta turística para quem nos visita. No fundo, conteúdos que, complementados com a Fundação de Serralves, a Casa da Música, a Cooperativa Árvore, o Rivoli, o Coliseu, o Teatro Nacional de S. João aliados a uma boa gastronomia, vinho, segurança, boa rede viária, entre muitas outras vantagens, oferecem ao turista um destino de excelência que vale mesmo a pena visitar.
Por tudo aquilo que referi, neste fim de semana não faltarão motivos para passear pela cidade do Porto, ou para vir à cidade do Porto, onde o esperaremos para brindar à "principal experiência do vinho em Portugal"! Boas provas!