Corpo do artigo
Nas últimas semanas fomos bombardeados com afirmações de que os portugueses estão contra a realização de eleições... Governo e Oposição trocam argumentos empurrando responsabilidades sempre com a frase: “Os portugueses não querem eleições”.
Na verdade, os portugueses até podem não gostar destes dias, mas não será, certamente, porque abdicam dos seus direitos enquanto cidadãos. Os motivos estarão mais ligados a algum desinteresse ou até à perturbação dos hábitos diários e não no que diz respeito à participação democrática.
As eleições podem ser um empecilho no decurso do dia a dia, mas a verdade é que são um elemento essencial da democracia. Nunca nos devemos queixar de poder votar. Esse é o momento em que a vontade dos cidadãos conta.
Esse é o discurso que devíamos estar a ouvir dos nossos responsáveis políticos. As eleições são o momento em que o regime democrático entrega a palavra ao cidadão e isso nunca poderá ser negativo nem deve ser usado como arma eleitoral. Sempre que os cidadãos, através do voto, se pronunciam sobre políticas ou escolhem os seus representantes estão a pôr em prática os princípios democráticos.
Dizer o contrário e esgrimir esse argumento em tom acusatório é um mau serviço à democracia! Votar, ou seja, participar não pode ser em circunstância alguma um aspeto negativo. É a essência da democracia a funcionar e os cidadãos não devem, nunca, abdicar desse direito.