Corpo do artigo
Dias depois de ter sido divulgado um estudo realizado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) que nos diz, entre outras coisas, que a estadia média dos turistas na Região Porto e Norte de Portugal tem aumentado e que se cifra nos seis dias, que os turistas gastam em média 762 euros nestes seis dias na região e ainda que a principal atividade praticada é experimentar a gastronomia da região (96% dos turistas!), vou tentar propor, de forma sucinta, um pequeno roteiro para um dia de passeio pela cidade do Porto. Mesmo ou principalmente para todos os portuenses que, como eu, passam o mês de agosto em casa.
Começaria por uma descida a pé pela Rua das Flores e entraria no recém-inaugurado Museu da Santa Casa da Misericórdia (MMIPO), onde podemos observar o magnífico espólio desta secular instituição da cidade. Continuava em direção à Ribeira onde, na Rua de Ferreira Borges, visitaria a sede do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e o seu novo centro interpretativo. Aqui podemos aprender um pouco mais sobre o vinho do Porto e todo o território do Douro.
De seguida, entraria logo abaixo no Palácio da Bolsa onde, para além das monumentais salas, visitaria os novos espaços, o Gabinete de Gustave Eiffel, a Sala do Telégrafo e a Galeria dos Antigos Presidentes.
Depois, recomendaria vivamente um almoço tardio no Restaurante Taberna dos Mercadores, na rua com o mesmo nome.
A seguir ao almoço, proponha uma visita (obrigatória) à renovada e reabilitada Torre dos Clérigos, ex-líbris máximo da nossa cidade.
Ao lado da Torre dos Clérigos, encontramos a mais bela livraria do Mundo, que passou recentemente por algumas adaptações aos novos tempos, o que também se saúda: a Livraria Lello passou a ter um preço de entrada, que reverte para a sua manutenção e promoção.
Sugiro ainda uma passagem, para uma bebida de fim de tarde, pelo bar Base, no Jardim das Oliveiras (ao passeio dos Clérigos), recentemente aberto e que merece uma visita, também, pela excelência da sua localização.
O dia terminaria com um jantar na Rua de Cândido dos Reis, no restaurante Tapas na Boca e uma passagem pelos Jardins de Serralves, que lançaram este ano a iniciativa de passeios noturnos no jardim: "Há Luz no Parque", que é mesmo de visita obrigatória até 16 de agosto.
Para terminar, chamo a atenção que todos os locais escolhidos foram renovados, inaugurados ou reabertos durante este último ano! Que cidade maravilhosa! Boas férias!
*PRESIDENTE ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PORTO