Corpo do artigo
Os franceses estão tão confiantes na vitória como nós estávamos antes da final do Euro 2004. Só falta a festa nas ruas, a acompanhar a camioneta da seleção francesa até ao estádio, para que tudo bata certo. Se a história se repetir, isto acaba com a chamada, tomada da bastilha para a acidez. Peço desculpa pelo trocadilho mas olhando para a euforia (e alguma arrogância) francesa, nesta final em casa contra uma seleção "menor", tenho, perdoem o francês, um enorme déjà vu.
Na verdade, estes franceses não passam de um bando de macacos de imitação. Como se não bastasse, no último jogo, terem copiado a coreografia dos festejos da Islândia, estão a imitar, passo a passo, o que Portugal fez antes da final do Euro 2004. A nossa vingança vai ser festejar o campeonato com champanhe francês.
Este imenso déjà vu faz com que já consiga ver o nosso golo de cabeça, após a marcação de um canto. Não será Charisteas, será Cristiano. Para que nada falhe, ainda hoje, vou enviar de Falcon (pago os seiscentos euros do meu bolso), para o Didier Deschamps, uma Nossa Senhora de Caravaggio do tamanho do Pogba , mas em rosadinha.
Não sei se os nosso jogadores já estão na dieta mediterrânica mas como não confio totalmente no destino, aconselho a ingerirem, até ao jogo, apenas: moussaka, muito queijo Feta e um copinho de ozo.
Na final de amanhã é como se regressássemos onde já fomos infelizes mas, agora, do outro lado. Se para nós a final é um - "se perdemos que se foda" - também sabemos melhor que ninguém que, para eles, é um - "se perderem vão ficar completamente fodi...".
Curiosamente, neste embate contra a França o meu maior receio é a exibição de um inglês. Se em 2004 tivemos um árbitro de nome Markus, desta vez temos um Mark (coincidência?! Pois) . Mark Clattenburg, o árbitro do jogo de amanhã, é natural de Consett, cidade onde nasceu o célebre comediante Rowan Atkinson. Espero que este facto seja apenas mais uma coincidência porque, mais que temer uma palhaçada de arbitragem, receio que Clattenburg, tal como a personagem de Mister Bean, se revele bastante caseiro.
