Neste fantástico dia com luz de outono, as docas de Lisboa rejubilam com a chegada da jovem ativista sueca. Nos vários canais de TV aparecem grupos de jovens betinhos da linha, provavelmente transportados em modernas scooters elétricas, alimentadas por baterias com forte componente em lítio.
Corpo do artigo
E falam da emergência climática com a mesma convicção com que discutem as novas séries da "Netflix", debitando o habitual reportório de lugares comuns, que bem espremidos não diferem muito de um conjunto vazio.
Enquanto decorre a festa nas docas, muitas crianças das aldeias da Serra do Barroso levantaram-se ainda de madrugada, expostas ao frio verdadeiro e sem subterfúgios, esperaram pacientemente pelo transporte para a escola na sede do concelho, percorrendo bem devagar as várias aldeias durante o percurso. Transportadas nos veículos a diesel com fim decretado, mas provavelmente ainda adiado por muitos anos. Por estradas sinuosas, mesmo muito perigosas, olhando diariamente para a ponte isolada e ainda sem acessos, levando consigo alguma carta da família para os correios que só existem na vila, mas admirando até lá uma paisagem única que tem sido o garante do sustento da maioria das suas famílias. Mas que tem garantido uma base alimentar endógena para uma produção animal em regime extensivo, ainda valorizada por alguns mercados, mas também porque o fascínio próprio desses territórios tem sido capaz de atrair, fixar e desenvolver nichos de atração turística que conjugam o difícil binómio da sustentabilidade económica e ambiental.
Mas, inquietam-se agora e de forma genuína, porque aqueles que tudo decidem e muito pouco lhes têm dado, ou investido, descobriram ali um recurso estratégico, que pela sua importância global tem de ter decisão nacional e à margem dos seus interesses mais diretos. E que ninguém questione a sapiência dos decisores, porque se necessário até há governantes dispostos a uma argumentação mais própria de letras de músicas pimba, pese o facto de estas serem bem mais genuínas. O que não nos falta mesmo é clima!
*Prof. catedrático, vice-reitor da UTAD