Quem sentisse uma vontade ou necessidade urgente de perceber como é que uma indústria exportadora tradicional, como a têxtil e vestuário (ITV) continua viva e de boa saúde, deveria ter estado no Terminal de Cruzeiros de Leixões durante a última semana.
Corpo do artigo
De quarta a sexta, a iTechstyle Summit organizada pelo Citeve, o nosso centro tecnológico para a indústria têxtil, respondeu a todas as perguntas de uma forma absolutamente esclarecedora.
Depois de dois anos de interregno por causa da pandemia e porque (e muito bem) o Citeve entendeu que esta cimeira não era digitalizável, foi um prazer poder assistir a um desfile de vários oradores provenientes de oito países e que concentram a maioria da inteligência internacional nesta área. Quando alguns se calhar pensavam que o discurso recorrente iria ser de lamúrias sobre o passado, bem ao contrário, aquilo a que todos pudemos assistir foi a um diagnóstico impressionante sobre o desenvolvimento e apuro tecnológico da nossa ITV e ainda ao anúncio das megatendências que já hoje fornecem as pistas sobre o seu futuro próximo. Infelizmente, se este iTechstyle Summit se tivesse realizado na capital não teria faltado muito mais divulgação e os habituais holofotes que por lá se acendem por dá cá aquela palha.
Salvou-se neste particular a presença esforçada do secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, e do presidente do Compete, prof. Nuno Mangas. Em boa verdade, o Citeve pode dar-se por satisfeito porque, para além destes dois altos responsáveis, participaram nesta cimeira quase 600 profissionais que serão porventura não só os mais interessados, mas igualmente os mais interessantes para a compreensão e divulgação desta importante mensagem: as empresas têxteis e de vestuário portuguesas e o seu centro tecnológico continuam firmes na vanguarda da inovação e apostadas em continuar a beneficiar o país com o seu trabalho e a sua crescente capacidade exportadora.
Para o final estava guardada a cereja no topo do bolo, como temos dito muitas vezes neste mês de maio. Prova suprema da relevância internacional desta iTechstyle Summit foi o anúncio de que na edição de 2023, cuja organização já está em velocidade de cruzeiro, a plataforma internacional mais importante do Mundo fará em Portugal e durante a iTechstyle Summit 2023 a sua reunião anual. Com tantos voos previstos em direção ao futuro, vamos ter um porta-aviões no terminal de cruzeiros.
*Empresário