Corpo do artigo
O Avante não é um comício. O Avante não é um festival. Em ano de pandemia da covid-19, o Avante é uma vergonha e um certificado da irresponsabilidade nacional. A distorção das regras e a desfaçatez com que se abrem exceções são causa e consequência de autoridades sem poder (e com medo de o exercer) e de serviços do Estado que não têm respeito nem merecem confiança.
A bem do rigor, fui consultar o programa da festa. O Avante de 2020 inclui 45 concertos, cinco peças de teatro e oito sessões de cinema, entre as quais, para as crianças, "Monstrinha Avante". Ah! Na tarde do último dia, antes dos concertos, há também um comício com três intervenções políticas. Os bilhetes, à venda na Ticketline, custam entre 26 e 38 euros. Não há lugares marcados.
A realização do Avante, imposta pelo PC ao Governo, ao presidente da República e às autoridades de saúde com base na ameaça da agitação social, das greves e do povo nas ruas, quer dizer que temos um Estado com dois pesos e duas medidas. Há um Estado para a extrema-esquerda e um Estado para os outros.
Vejamos: o Avante é uma atividade económica - especulativa, livre de impostos e altamente lucrativa - como o são um festival de música, um jogo de futebol ou uma feira gastronómica. Só não são iguais porque estes últimos cumprem as regras sanitárias (por isso não têm público) e pagam impostos.
O mesmo Estado que, a bem da saúde coletiva, não autoriza espectadores numa série de eventos, estende a passadeira vermelha para o PC vir ao mercado - sim, ao "abominável" mercado - financiar-se a si e às suas campanhas.
Sugiro até ao Benfica que passe a convidar o Dr. Costa para discursar antes de cada jogo no Estádio da Luz e seguramente terá autorização para abrir aos adeptos as portas das suas bancadas.
Eu queria crer que ainda não tínhamos chegado ao faroeste. Mas, em matéria de insanidade e inconsciência, a festa do Avante não é muito diferente dos comícios de Trump ou dos encontros de Bolsonaro com os seus apoiantes. Uma vergonha é sempre uma vergonha.
*Empresário e Pres. Ass. Comercial do Porto