A cada passo que confirma a realidade de uma nova era no futebol português, constatamos a adesão dos diferentes agentes desportivos e das comunidades ao projeto federativo inspirado precisamente na união como chave para o desenvolvimento sustentado de um ecossistema que impacta transversalmente a sociedade. De Viseu a Leiria, das bases ao topo da pirâmide, o futebol positivo, de todos e para todos, saiu vencedor. Este é o caminho.
A primeira reunião de Direção descentralizada, em Viseu, confirmou isso mesmo, numa jornada intensa de partilha que culminou na assinatura do primeiro de vários protocolos de cooperação da Federação Portuguesa de Futebol com as Associações Distritais e Regionais (ADR) e as autarquias. Foi um dia cheio e carregado de simbolismo neste compromisso com a aproximação às raízes, ilustrado no projeto Unidos pelo Futebol, que junta a Fundação FPF, a Missão Continente e a PUMA no apoio às bases da modalidade.
Na Câmara Municipal de Viseu, que acolheu a primeira etapa da exposição itinerante dos troféus conquistados pelas seleções nacionais em 2025, uma reunião de Direção em contexto histórico de descentralização foi precedida da celebração do protocolo que estabelece laços essenciais com os municípios e as comunidades. A descentralização estende-se para lá das reuniões, está presente num modelo de governação inclusivo que acolhe todos os agentes desportivos.
Unir o futebol é garantir que, em qualquer ponto do nosso território, os adeptos encontram na modalidade, em todas as suas variantes, um exemplo de como fintar as assimetrias regionais que, tantas vezes, penalizam as regiões periféricas e ultraperiféricas. Fazemo-lo no reforço das condições para a prática desportiva e para a celebração das conquistas que são de todos, assentes exclusivamente no mérito e sem amarras de natureza geográfica.
Essa realidade foi, de resto, colocada em evidência no excelente espetáculo da final da Allianz Cup, que encheu o Estádio Municipal de Leiria num dérbi minhoto entre SC Braga e Vitória SC do qual saíram vencedores os vitorianos e todos os adeptos do futebol positivo. Parabéns a todos os intervenientes, com uma palavra em especial para a organização da Liga Portugal, unanimemente reconhecida como exemplar também nessa ligação à comunidade cultivada na Final Four da Allianz Cup.

