A Federação Portuguesa de Futebol concretizou, esta semana, mais um dos objetivos estratégicos inscritos no seu Plano Programático, ao dar corpo à descentralização das suas ações e iniciativas. O pontapé de saída aconteceu em Viseu, num dia particularmente simbólico, marcado pelo arranque das comemorações do centenário da Associação de Futebol de Viseu.
A reunião de Direção da FPF, realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu, assumiu um caráter histórico ao levar este encontro para fora da Cidade do Futebol. Fica, para o futuro, o compromisso assumido por esta Direção de, ao longo dos próximos três anos, continuar a promover a descentralização de iniciativas, num plano que levará a Federação aos quatro cantos do país, em estreita proximidade com as associações distritais e regionais, as associações de classe e a Liga Portugal.
O dia ficou ainda marcado por uma iniciativa da Fundação FPF, em conjunto com parceiros, de apoio à Associação de Futebol de Viseu, pela assinatura de um protocolo de cooperação entre a FPF, a AF Viseu e o município, que contribuirá para o desenvolvimento do futebol no distrito, bem como pela inauguração de uma exposição itinerante com os troféus conquistados pelas seleções nacionais em 2025. A aprovação, em reunião de Direção, do regulamento do Fundo Unir o Futebol veio reforçar este caminho, disponibilizando 5,5 milhões de euros para a modernização de infraestruturas e para o apoio aos seguros no futebol feminino e de formação.
Mais do que um lema, unir o futebol é um desígnio. A presença da FPF junto das comunidades reforça a ligação entre todos os agentes e afirma um futebol coeso, preparado para novos desafios. A proximidade aos clubes, sustentados pelas associações distritais e regionais, permite uma compreensão profunda das diferentes dinâmicas do território, em articulação com o futebol profissional. A relação com os municípios assume, por isso, um papel central, pela sua importância determinante na formação de atletas, sendo esta cooperação reconhecida e promovida pela FPF como um pilar essencial para o futuro e sucesso do futebol nacional.

