Se não denunciarmos Ventura, permitimos que diga o que pensa sem contraditório. Se denunciarmos Ventura, contribuímos para a promoção das suas ideias, detestáveis e impensáveis numa comunidade que tenha o mínimo de orgulho próprio.
Corpo do artigo
É esta a armadilha do populismo: todos corremos o risco de transmitir este vírus maldito, mesmo os que ferozmente lutam, e bem, contra a sua disseminação.
Há poucas soluções para impedir o surto da estupidez mais abjeta - a que defende, por exemplo, que há cidadãos que devem ser tratados de forma diferente pelo Estado, consoante a sua etnia -, mas é sempre preferível combater um vírus do que deixá-lo por aí à solta, como se não tivesse consequências sérias.
É uma patologia grave e perigosa, que vai rebentando as costuras que nos unem e garantem a convivência democrática. O Chega é o paciente zero desta nova estirpe de uma doença que tinha sido vencida há décadas e que tem de regressar rapidamente para o caixote do lixo da História. Por uma boa razão. Não resolve nem um (nenhum!) dos problemas reais das pessoas. É tão simples como isto.
*Jornalista