Corpo do artigo
Depois de concluída, no final do ano passado, uma profunda intervenção de renovação e modernização urbanística do centro urbano de Famalicão, complementada com a requalificação do Mercado Municipal e a recuperação da fachada exterior da Fundação Cupertino de Miranda, com os seus incríveis azulejos de Charters de Almeida, a cidade de Famalicão ficou com condições infraestruturais para alavancar uma nova dinâmica cultural e social ao nível do melhor que se faz pela Europa.
Na sequência deste investimento histórico, a Câmara Municipal avançou para uma nova dinâmica de animação do espaço urbano que tem vindo a atrair cada vez mais pessoas a Famalicão e que posiciona a cidade, cada vez mais, no radar nacional de visitas urbanas obrigatórias.
O projeto dos mercados urbanos “Vai à Vila”, a aposta na arte urbana, como o “Musaranho”, de Bordalo II, ou o “Fio Condutor”, de Madalena Martins, a alavancagem de grandes eventos, como o Carnaval, a Semana Santa, a Festa da Flor, as Antoninas, a Feira de Artesanato, o Natal, a promoção de eventos diferenciadores como o Vaudeville Rendez-Vous, o Chef na Praça, a semana B Smart e a Feira Medieval Viking dão à cidade famalicense novos atrativos e motivos para frequentes visitas.
A este propósito, deixem-me convidá-los desde já a desfrutar da instalação urbana “Fio Condutor,” de homenagem ao universo têxtil famalicense e que vai permanecer no espaço público até outubro próximo.
Numa obra de Madalena Martins, o centro de Famalicão está preenchido com uma teia de arte, de identidade, de tradição e de inovação. Somos ambiciosos e aquele néon que ilumina a noite de Famalicão simboliza a nossa confiança num futuro cada vez mais inovador e diferenciador.
Acresce a tudo isto a gastronomia singular dos restaurantes famalicenses, a aprazibilidade das novas esplanadas, a movida dos bares e a atmosfera relaxante dos jardins, como o da Devesa, de Sinçães e o Parque da Juventude.
O centro urbano de Famalicão é hoje um organismo novo, palpitante, intenso, preparado para eventos de toda a natureza, impactante para quem o visita. Famalicão é uma cidade à dimensão europeia, o que justamente foi reconhecido pelo Comité Europeu das Regiões com a atribuição do galardão Região Europeia Empreendedora 2024.
Visitar Famalicão é hoje uma experiência única, uma experiência que se recomenda. Estamos em agosto, o mês por excelência das férias e da fruição do bom tempo, do ar livre, do espaço público.
Visite Famalicão, que é o nosso, mas também o seu lugar!