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Esta semana, tive a oportunidade de receber no Palácio da Bolsa cerca de uma centena de novos membros da Associação Comercial do Porto. Mais do que o simbolismo do ato, constato com satisfação que há uma nova geração de valores - ligados aos mais diversos setores de atividade, que acrescentam talento e produzem riqueza para o país -, que tem um interesse genuíno e empenhado pela vida associativa e, em concreto, pelo contributo cívico que representa integrar a Associação Comercial do Porto.
A participação de um conjunto de novos associados na vida de uma instituição com 181 anos de história não apenas é uma manifestação de vitalidade e de energia, como representa a concretização de um objetivo de rejuvenescimento traçado pela Direção. Quando iniciámos funções, há dois anos, pretendíamos continuar a abrir a Associação à cidade, à comunidade e a um conjunto ainda maior de pessoas que são parte ativa no desenvolvimento económico, social e cultural do Porto e do Norte. Trata-se de uma missão que temos que prosseguir em permanência: conquistar os melhores para a defesa dos nossos interesses coletivos.
O ADN da Associação Comercial do Porto em matéria de defesa da prosperidade e da ilustração - elementos centrais da nossa ação de todos os dias e da nossa missão ao longo dos séculos -, passa pela capacidade de induzir o trabalho em rede com as diversas instituições, enquanto verdadeiro senado da cidade.
Numa época em que o Porto é cada vez mais aberto e seus atores públicos e privados se revelam cada vez mais cooperantes, a Associação Comercial tem vindo a reforçar essa vocação aglutinadora por via do estreitamento dos laços institucionais e, sobretudo, das ações concretas. Acabámos de estabelecer um acordo de parceria com o Coliseu - outra marca incontornável da cidade -, à semelhança do que havíamos já feito com a Casa da Música, com a Irmandade dos Clérigos e com a Misericórdia e do que estamos a preparar com a Fundação de Serralves.
Naturalmente, este trabalho de equipa, que orienta e aproxima, só é válido, profícuo e verdadeiramente útil se for colocado ao serviço dos cidadãos e do incremento da qualidade e da oferta de lazer do Porto. É isso que está a suceder, levando a que o movimento cultural único que estamos a viver tenha forte repercussão e grande participação cívica. É um orgulho ajudar a construir uma cidade assim.
O ADN da Associação Comercial do Porto em matéria de defesa da prosperidade e da ilustração passa pela capacidade de induzir o trabalho em rede com as diversas instituições, enquanto verdadeiro senado da cidade