Corpo do artigo
Em 2002, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), após o sucesso do Dia Europeu sem Carros em 2000 e 2001.
Anualmente, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos dos países europeus têm a oportunidade de viver uma semana intensa de atividades dedicadas à promoção da mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos, em particular no que diz respeito à utilização do automóvel.
E se já era importante esta mudança no início do século, neste momento, com o colapso climático que atravessamos, temos uma bomba-relógio nas mãos.
Hoje, exige-se o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com a mitigação do aquecimento global, a consciencialização para os efeitos que a escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente, a promoção da deslocação a pé, da utilização da bicicleta e dos transportes públicos, assim como da intermodalidade. De resto, uma oportunidade para as pessoas redescobrirem a sua cidade ou vila, os habitantes e o património, num ambiente mais saudável, a começar pelas crianças e a terminar nos idosos.
“Combina e Move-te!” é o slogan deste ano nas 1700 cidades de 40 países europeus. 80 cidades e vilas portuguesas integram a SEM e a aposta na descarbonização e humanização.
Nesta tentativa da mudança de atitude, o planeamento das cidades é inequívoco, com estratégia, objetivos e metas claras, numa visão integrada e holística do território.
Que seja uma semana profícua, inspiradora, capaz de tornar grande parte destas ações em medidas permanentes, pois o tempo já está contra nós.
Bem haja a todos os militantes da causa!