O Jogo ao Vivo

Opinião

A season que este ano não poderá ser silly

A season que este ano não poderá ser silly

As vagas no Ensino Superior voltaram a subir. Até uma imaginação poupada, dificilmente não relaciona o aumento de vagas como forma de atenuar desigualdades entre estudantes que se candidatam com a nota do ano passado e os que utilizam a deste.

Estudar vale a pena, pelo que também assumimos a batalha pela entrada de mais estudantes no Superior. Para tal, é preciso responder aos desafios que o assolam.

Com novo ano letivo à porta, vigoram os modelos totalmente presencial ou híbrido, com teóricas à distância. Este último foi diabolizado: era a velha Academia à espera que tudo regressasse ao que sempre foi. A oportunidade de mudar o paradigma de ensino, com modelos pedagógicos inovadores começa a ser vista apenas como forma de contornar a falta de capacidade para acolher todos os estudantes no campus e aumentar receitas de propinas, sobretudo com estudantes internacionais.

Ao invés de resumir a inovação pedagógica a aulas online, urge assegurar recursos humanos e meios materiais para uma aprendizagem de qualidade e metodologias que prepararem melhor as novas gerações. Mas a inovação na Academia deve ir mais além. A reforma do Ensino Superior carece o repensar do espaço académico, que integre preocupações de infraestruturas com investimento em mais alojamento, deixando cair modelos de alojamento públicos do século passado, assegurando padrões de conforto e dignidade. As bibliotecas deverão ser adaptadas, quando a maioria da ciência é hoje partilhada em bibliotecas digitais e não bastará dar resposta às filas de espera dos espaços de alimentação.

Estes espaços, de dimensões reduzidas face às necessidades presentes, têm de ser repensados, seja pelas novas necessidades de estudo, seja pelo convívio entre gerações vacinadas e outras por vacinar.

Para uma resposta adequada ao número de estudantes que se prevê nas instituições no próximo ano e aos novos modelos de ensino que o pós-pandemia exige, há muito a fazer, numa season que este ano não poderá ser silly!

*Presidente da FAP

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG