A Comissão Europeia ou uma resolução que insta a Comissão Europeia a desenvolver uma série de 14 medidas de incentivo ao uso da bicicleta, entre as quais a Estratégia Europeia para a Bicicleta e a designação de 2024 como o Ano Europeu da Utilização da Bicicleta. O objetivo é ter, em 2030, o dobro do uso da bicicleta na Europa do que hoje temos.
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Portugal também tem a sua Estratégia para a Bicicleta até 2030, a ENMAC - Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, onde definiu como metas ter uma quota modal de viagens em bicicleta no território nacional de 3% em 2025 e 7,5% em 2030, sendo que a meta da quota modal de viagens em bicicleta nas cidades e de 4% em 2025 e de 10% em 2030. Em 2023 estamos com 0,6% a nível nacional.
Está demonstrado que a forma de transferir as pessoas para a bicicleta é ter um ambiente urbano seguro, onde as ruas e avenidas das nossas cidades têm um desenho que convida as pessoas a utilizarem os modos ativos e que dissuade o uso do carro, as velocidades excessivas e diminui o risco de desastres, como os atropelamentos ou colisões que matam e ferem.
A ENMAC define como objetivo, ao nível de ciclovias, ter 5000 km em 2025 e 10 000 km em 2030. Em 2023, temos 1803 km, sem produzirem um efeito de rede.
Mas também sabemos que essas infraestruturas potenciam o uso dos modos ativos quando bem construídas. No entanto, as redes cicláveis e as ciclovias pouco têm sido construídas nas cidades. É possível construir as mesmas, mas é fundamental que o Governo inste os municípios a fazê-lo rapidamente, por forma a conseguirmos atingir os objetivos de 2030. Agora que sabemos onde estamos e para onde queremos ir, é fundamental rever as ações estratégicas e as "cenouras" que o Governo precisa de dar para acelerar a Estratégia para a Bicicleta.
A FPCUB enviou aos partidos com assento parlamentar uma carta com uma proposta de resolução no Parlamento português para prosseguir a resolução do desenvolvimento de 14 medidas para impulsionar o uso da bicicleta na União Europeia aprovada no Parlamento Europeu.
É preciso acelerar a adoção da bicicleta nas cidades. É preciso uma estrutura de missão para acelerar a ENMAC. É preciso criar as condições infraestruturais para que as pessoas passem a usar a bicicleta. A mobilidade induz-se.
*Doutorado pelo Dep. de Engenharia Civil da UMinho/ Vice-presidente da FPCUB