Opinião

Metro do S. João à Maia tem de avançar

Metro do S. João à Maia tem de avançar

A linha do Metro que vai ligar o Centro Hospitalar de São João à cidade da Maia encontra-se contemplada no decreto fundador da Metro do Porto, que previa a sua construção logo na segunda fase de expansão da rede.

Esta linha vai servir as populações de Pedrouços, Águas Santas, Milheirós, Gueifães e Vermoim, estando previsto continuar para Moreira até próximo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e representará para largos milhares de pessoas uma melhoria concreta na sua qualidade de vida quotidiana, facilitando a mobilidade entre as suas residências e o Hospital de S. João, o Instituto Português de Oncologia, as seis faculdades e outras instituições ali existentes, pondo ao seu dispor um meio de transporte rápido, cómodo e ambientalmente mais sustentável.

Sou um institucionalista convicto e entendo que a coesão territorial na Área Metropolitana do Porto tem de ser construída na base da confiança e da cooperação entre pares no seio dos órgãos de governo das instituições. É nesses órgãos, dotados de legitimidade democrática, que os problemas devem ser amplamente debatidos para que as soluções resultem de consensos sérios e tenham como consequência efetiva compromissos que não podem deixar de ser honrados.

Aí, em sede própria, a Maia já foi, demasiadas vezes, solidária e cooperante, viabilizando soluções metropolitanas. É tempo de receber, agora, dos seus pares e da administração central, reciprocidade solidária, que já nos foi inequivocamente expressa neste jornal pelo presidente da Área Metropolitana do Porto, que de forma muito clara sublinhou a importância de completar toda a rede do metro tendo em conta a lógica da sua rentabilidade global.

Confio nas instituições e nas pessoas que as governam e acredito que saberão honrar a palavra do Estado, enquanto pessoa coletiva de bem, que por decreto com força de Lei assumiu com a comunidade concelhia da Maia o compromisso de construir esta linha de metro, já lá vão mais de 20 anos.

*Presidente da Câmara Municipal da Maia

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG