Decorre neste momento a 30ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, uma iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), para a consciencialização deste tema.
Corpo do artigo
É vivida uma necessidade urgente de educar e apoiar as mulheres que desejam amamentar os seus filhos. Este ano, o tema mundial foca-se, precisamente, neste ponto: fortalecer a amamentação com educação e apoio, por parte de todos os protagonistas envolvidos na família, desde os profissionais de saúde aos grupos de apoio.
O aleitamento materno nem sempre é fácil e fluído para as mães, também recém-nascidas, e a opção entre amamentar, ou não, os seus bebés passa pela informação prévia durante a gestação, mas, sobretudo, pelo apoio nas primeiras horas de vida. A sabedoria e conhecimento de que o leite humano é um dos maiores bens da vida, específico a cada mãe e bebé, é já algo público e abrangente, no entanto, a prática pode tornar-se um desafio para ambos.
Abrirá, ainda este ano, o segundo banco de leite humano em Portugal, o Banco de Leite Humano do Norte, sediado no Centro Hospitalar Universitário de São João, onde será possível transformar vidas de bebés recém-nascidos em vários hospitais do norte do país, sobretudo de bebés prematuros (que nasceram um pouco antes do tempo) e que necessitam de cuidados especializados; é aqui, caso para dizer, que o leite humano pode, realmente, salvar vidas.
*Médica Dentista e Assessora de Lactação
