O Jogo ao Vivo

Opinião

Uma "vacina" para o Ensino Superior

Uma "vacina" para o Ensino Superior

O ano que agora terminou foi de mudança. A mudança não deve ser encarada como problema, mas como oportunidade para evoluir. O Ensino Superior precisa de uma resposta imunitária protetora de agentes adversos à mudança, facilmente classificados de "mudanço-supressores".

Em março fomos forçados a mudar da sala de aula para trás de uma câmara, mas não mudámos de paradigma. Assistir a uma aula online nos mesmos moldes que uma aula é ministrada presencialmente não reflete inovação, ou seja, mudámos para que tudo ficasse na mesma.

Urge um "plano de vacinação" para a inovação pedagógica no Ensino Superior já em 2021, a tempo de salvar o futuro que tem vindo a ser adiado, através do conhecimento e da inovação.

Após este ano de ensaios, temos dados que nos fazem acreditar no triunfar de "uma vacina", através da qual possamos replicar o que de bom foi feito, ultrapassando a relutância ao novo e diferente.

Se o Ensino Superior pressupõe um projeto de futuro, estudantes, docentes, instituições e tutela são chamados a construir a mudança - estão identificados os grupos prioritários desta "vacina", que contribuirá para a sustentabilidade e modernização da formação superior.

O futuro da educação traz diversidade de meios, ferramentas e experiências e o enriquecimento do ensino presencial com tecnologias digitais. Mas a melhoria dos modelos de ensino-aprendizagem não se pode reduzir ao uso da tecnologia. O futuro do Ensino Superior não passará certamente pela dependência enraizada de apenas reter o que é explicado. O docente deve assumir um papel em que inspira pela interação e emoção que coloca na mensagem que passa ao estudante.

O país precisa de investir numa "vacina" que proporcione imunidade duradoura que permita alcançar um Ensino Superior universalmente imune ao conservadorismo pedagógico, e com isto, ser o motor para transformações em diversos setores da sociedade.

PUB

Presidente da Federação Académica do Porto

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG