O Jogo ao Vivo

Opinião

Covid-19: certificados de imunidade?

Covid-19: certificados de imunidade?

Não sei porquê, mas esta ideia lançada pela Alemanha de prover com "certificados de imunidade" os alemães que revelarem possuir anticorpos contra o novo coronavírus arrepia-me!

Dizem as notícias que estes "salvo-condutos" servirão essencialmente para que os portadores possam deixar de estar sujeitos às medidas de contenção da propagação da Covid-9 e retomar a vida habitual mais cedo que a restante população.

É um princípio formalmente benéfico até porque a economia precisa de recomeçar, mas implica uma discriminação potencial muito assustadora.

Não sendo uma capacidade ao alcance de todos, que consequências terá a formação desta espécie de "raça ariana", loura e sadia que pode voltar a viver normalmente?

Que certeza teremos quanto à integridade das análises que se farão?

Como lidarão as pessoas que precisam desesperadamente de ganhar dinheiro com o facto de só alguns terem hipótese de voltar ao trabalho? Na Alemanha, já há quem escreva que pode haver uma onda de "autocontágio" para obtenção do certificado de imunidade...

Como se aproveitarão as companhias de seguros ou os prestadores de saúde face a esta nova categorização dos seus clientes-alvo, os imunes e os não imunes?

Como evitar que aos poucos se interiorizem os infetados como uma espécie de leprosos do século XXI?

Esta ideia é, para mim, o mais forte sinal do perigo real que corremos : transformar-nos numa sociedade discriminatória e desconfiada.

Sairemos da Covid-19 a achar que é normal que ande um drone em cima de nós a controlar os nossos movimentos? Sem pensar nas imagens que se captem e qual o seu destino?

Sairemos da Covid-19 ainda mais dependentes da Internet e das redes sociais com a correspondente passagem dos nossos dados, gostos ou hábitos para as bases dos gigantes digitais?

Sairemos da Covid-19 a olhar de lado o nosso vizinho à espera que espirre ou que tussa para o denunciar?

*Analista financeira

Outras Notícias