Opinião

Educar é mais do que proibir

Educar é mais do que proibir

Surpreende que no último ano letivo ainda houvesse bares em escolas a servir cachorros, pizas e outros alimentos sem qualquer espaço numa dieta saudável.

Num país em que 29,6% das crianças têm excesso de peso e 12% apresentam um quadro de obesidade, é de aplaudir a recente publicação de normas que apertam o leque de alimentos autorizados nas escolas públicas, por excelência espaços de educação alimentar.

Acontece que educar vai muito além do simples ato de proibir. Lida em detalhe, a lista de meia centena de proibições exclui por completo das escolas qualquer bolo ou bolacha, fritos, como um rissol ou um pastel de bacalhau, sandes de enchidos, um simples caramelo que seja. E se em teoria os nutricionistas aplaudirão, na prática quem tem filhos e conhece as ementas das cantinas sabe que a alimentação saudável não se consegue por decreto.

Há vários mecanismos para dosear o que cada aluno consome e as escolas que funcionam bem, de resto, já o fazem. Tudo o que uma criança consome fica registado no seu cartão e mesmo que as famílias sejam pouco atentas, os funcionários advertem, dialogam e educam. Conseguir esse equilíbrio, permitindo que o aluno perceba o que são exceções e o que deve ser essencial nos seus hábitos, é mais importante do que simplesmente excluir.

Uma refeição pode ser saudável e simultaneamente atrativa ao olhar e paladar, desde que haja imaginação na forma como se apresentam legumes e pratos alternativos às crianças, se usem temperos para compensar a redução de sal e se mantenham outros cuidados na confeção. Não é o que acontece na generalidade das refeições cozinhadas a granel por empresas que praticam preços absurdamente baixos, o que resulta em comida desinteressante, que a maioria dos alunos detesta.

É verdade que uma escola não é o café. Mas também não pode ser um espaço cheio de sinais de proibição e sem sabor. Se assim for, limitamo-nos a empurrar mais os miúdos para os cafés nas imediações.

Diretora

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG